Cultura, Oliveira de Azeméis

Músicos oliveirenses marcam presença no concurso «Terras de La Salette»

soprosUma dezena de músicos oliveirenses vão estar, entre os dias 11 e 15 de abril, a representar a cidade de Oliveira de Azeméis, no âmbito do concurso internacional de instrumentos de sopro «Terras de La Salette».
A 9ª edição do concurso contará, este ano, com a participação de mais de quatro centenas de músicos de todo o mundo.
Ao longo de cinco dias 105 concelhos de Portugal Continental e da Região Autónoma da Madeira vão marcar presença.
Países como o Brasil, a Espanha, a Alemanha e Portugal estarão representados na competição que recebeu 410 candidaturas.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, «este é um evento musical que já ocupa um lugar cimeiro, tendo em conta a forte adesão e qualidade dos participantes».
«O objetivo do concurso passa por promover a música e a cultura e contribuir para o aparecimento de novos talentos musicais».
As audições para os instrumentos de madeiras e metais, divididas nas categorias infantis, juvenis, juniores e seniores, decorrem em vários locais da cidade: Cineteatro Caracas, Academia de Música, Salão nobre do município e Biblioteca Municipal Ferreira de Castro.
Este ano a participante mais nova tem 8 anos e vem do concelho de Gondomar. O mais velho é de Alcochete e tem 26 anos de idade.
O concerto dos laureados realiza-se no dia 17, às 16h00, no Cineteatro Caracas.
Recorde-se que a primeira edição do concurso, com caráter local e regional, realizou-se em 2006 com a participação de 92 jovens músicos. A elevada adesão e a qualidade dos músicos levou a autarquia a alargar, em 2008, o âmbito do concurso a todo o país e em 2012 abriu as portas ao mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *