Arouca, Educação

Agrupamento de Escolas de Arouca participa na iniciativa «É Preciso Ter Lata!» contra a fome

canstruction_logoDe 12 a 16 de abril, decorre a segunda edição da iniciativa contra a fome «É Preciso Ter Lata!», a versão portuguesa do Canstruction® Junior Project. O Agrupamento de Escolas de Arouca participa nesta iniciativa solidária sem precedentes em Portugal, um projeto internacional de solidariedade com duas décadas, patenteado pelo American Institute of Architects. «É Preciso Ter Lata!» decorre sob o formato de um concurso interescolas, em que os participantes produzem enormes esculturas, feitas com latas de comida (cheias). A equipa responsável pela escultura arouquense projetou uma instalação baseada num dos ícones do território, as Pedras Parideiras, conjugando este aspeto com a mascote de mundial de futebol de 2014 – o Tatu Bola. A iniciativa tem o apoio da AGA – Associação Geoparque Arouca.

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Fajões – Oliveira de Azeméis – assume a organização deste concurso interescolar com o apoio exclusivo da marca de atum Bom Petisco. A iniciativa conta com Fernando Alvim e Ana Galvão como padrinhos.

Equipas compostas por alunos, professores e encarregados de educação de 16 escolas, o dobro dos participantes da primeira edição, vão estar a concurso com criativas esculturas construídas com latas de conservas. Estas, posteriormente, serão desmanteladas e entregues a instituições de solidariedade ou projetos comunitários do nosso concelho.

«Esta é uma iniciativa que permite não só envolver os alunos num projeto transdisciplinar como também numa importante causa social, desenvolvendo o seu sentido de responsabilidade face a uma realidade à qual, infelizmente, continuamos a assistir. Estamos muito satisfeitos e entusiasmados por voltar a acolher e organizar este evento», afirma Dénis Conceição, professor responsável pela organização.

Pelo segundo ano consecutivo a marca ‘Bom Petisco’ associa-se ao evento, doando 18.000 latas que serão utilizadas por três artistas convidados – Miguel Neiva, LIKEarchitects e João Nunes. Entre os três, criarão duas esculturas alusivas ao tema da ‘luta contra fome’, que estarão em destaque no evento.

De 12 a 16 de abril é no pavilhão gimnodesportivo da Escola Básica e Secundária de Fajões que a solidariedade acontece. E após o balanço muito positivo da primeira edição – o evento rendeu 20.949 latas de comida que foram distribuídas por 22 instituições – as expetativas para este ano não podiam estar mais elevadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *