Cultura, Odivelas

Odivelas “grita” Liberdade nos 40 anos de Abril

Exp_A Revolução dos CravosEste ano, o dia 25 de Abril marca a passagem dos 40 anos sobre um dos dias mais importantes da História Contemporânea Portuguesa: a Revolução dos Cravos.

 

Por isso, o Concelho de Odivelas, mais do que nunca, respira os ideais de Abril, enriquecendo as comemorações desta data com um programa vasto e rico em atividades culturais, lúdicas ou desportivas, levadas a efeito pelo Município de Odivelas em parceria com a União das Freguesias de Pontinha e Famões, e também com a participação ativa da Municipália EM, da Associação 25 de Abril, e das restantes Freguesias do Concelho.

 

Nos dias que se seguem, o programa contempla a realização de Congresso, Sessões Evocativas, a Corrida da Liberdade, teatro, poesia e diversas exposições, das quais destacamos “A Revolução dos Cravos” que inaugura no dia 15 de abril, pelas 18h00, no Centro de Exposições de Odivelas. Esta é a exposição que celebra em Odivelas, de forma particular e intensa, o 25 de Abril de 1974, levando-nos numa “viagem” pela História Contemporânea de Portugal: Estado Novo – 25 de Abril – Democracia. Esta inauguração contempla, ainda, dois momentos distintos:

– Emissão de carimbo comemorativo lançado pelos CTT;

– Apresentação do livro “40 Anos do 25 de Abril”, editado pelos CTT, da autoria do Professor Doutor António Costa Pinto.

 

Odivelas recorda, assim, Abril e os seus conceitos intrínsecos de Liberdade e Democracia, não deixando cair no esquecimento aquilo porque homens e mulheres lutaram para as gerações vindouras:

 

Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não!”

 

Porque nunca nenhuma conquista é definitiva, temos de manter a Revolução de Abril viva e os seus valores sempre presentes e atuais. 25 de Abril Sempre!

 

Odivelas, 07 de abril de 2014

 

Nota: Em anexo, enviamos a imagem da Exposição e o programa completo com as atividades agendadas para as Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *