Alcoutim, Educação

Município de Alcoutim e Universidade do Porto celebram protocolo de incentivo à formação superior

Consciente do importante papel que poderá desempenhar no que concerne à formação qualificada dos estudantes do município e interessada em apostar em estratégias que reduzam o alto índice de abandono escolar, a Câmara Municipal de Alcoutim aprovou, recentemente, celebrar um protocolo de colaboração com a Universidade do Porto que procura fomentar a prossecução de estudos de nível superior.

 

O referido protocolo visa a participação de jovens estudantes do município em cursos de verão da Universidade do Porto, no âmbito de um programa nacional de iniciação ao ambiente universitário, desenvolvido por esta instituição de ensino superior, denominado Universidade Júnior. Os objetivos principais deste programa são o desenvolvimento do gosto pelo conhecimento em diversas áreas, a familiarização com o ambiente universitário e a contribuição para a escolha de um percurso vocacional.

 

Ao abrigo desta parceria estabelecida com a Universidade do Porto, a autarquia assegura as despesas com alojamento e as deslocações (ida e volta) para o Porto, onde vão ter lugar os cursos de verão, da totalidade dos alunos do concelho a frequentar os 10.º e 11.º anos de escolaridade.

“Esta iniciativa vem colmatar uma deficiência na orientação pedagógica já que não existe ainda uma articulação necessária entre o ensino secundário e o universitário”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Gonçalves

 

Em 2014 os cursos de verão da Universidade Júnior têm a duração de uma semana e decorrerão durante o mês de julho. As inscrições iniciaram a 27 de março e devem ser feitas através do site http://universidadejunior.up.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *