Ansião, Turismo

Ansião mostra alguns dos seus Lugares de Memória

 

DSC_0898O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinala-se a 18 de Abril e tem em 2014, por lema, Lugares de Memória. Aceitando o repto lançado pela Secretaria de Estado da Cultura, o município de Ansião propõe, entre 12 e 18 de Abril, um conjunto de atividades centrada nesse tema e que, no geral, pretende promover e valorizar lugares de forte impacto na memória coletiva das gentes do concelho de Ansião.

 

 

A primeira destas atividades acontece a 12 de abril e trata-se de um percurso pedestre que pretende ligar o parque verde do Nabão, em Ansião, ao complexo monumental de Santiago da Guarda. Pelo caminho os visitantes vão visitar a capela da Constantina, classificada como monumento de interesse público, e entram depois nos Caminhos de Santiago, atravessando o lugar dos Netos e seguindo para Casais da Granja, de onde seguem para a Granja, onde visitamos a capela quinhentista da Senhora da Orada, outrora sede de freguesia. O percurso termina no complexo monumental de Santiago da Guarda, onde os participantes poderão fazer uma visita à sua geralmente vedada oficina de arqueologia. Tudo termina com um almoço partilhado no espaço exterior ao Complexo Monumental, garantindo a organização o transporte de regresso a Ansião.

 

Aos participantes informa-se a necessidade de utilizarem calçado e vestuário confortáveis e de levarem o seu próprio almoço.

 

 

Outro local pleno de memórias, a maioria das quais provavelmente ainda por revelar, é o sítio arqueológico do Poço do Carvalhal. Ali vai desenvolver-se a atividade “Arqueólogo por umas horas”, que permitirá aos participantes ver de perto as escavações, estar em contacto com materiais e à conversa com arqueólogos, para se perceber como se dá novamente vida ao que outrora foi um espaço funcional do quotidiano dos nossos antepassados. Para além do material palpável, é também um local que nos exorta a conhecer melhor as gentes que passaram na nossa terra e as suas tradições, muitas das quais se mantêm até aos dias de hoje.  No fundo, vai ser possível vestir a pele de arqueólogo por uns momentos e sentir como todo este processo acontece. Esta atividade decorre de 14 a 17 de Abril, mediante marcação prévia, com transporte gratuito a partir do Complexo Monumental de Santiago da Guarda. Uma proposta destinada sobretudo a jovens em férias da Páscoa, mas aberta ao público em geral.

 

Também no sítio arqueológico do Poço do Carvalhal e no mesmo horário, vão ser disponibilizados diversos jogos tradicionais portugueses, possibilitando o seu conhecimento e prática por todos os interessados. Estarão disponíveis diversos jogos tradicionais, que não deixarão de evocar os tempos de meninice dos mais velhos e revelar a memória de outras épocas aos mais jovens. Do jogo da malha ao jogo da macaca, passando pela corrida de sacos, lencinho, cabra cega, berlinde, andas, tração à corda, jogo do burro… todos vão poder entrar numa aventura, com sessões também previstas para o parque verde do Nabão, em Ansião.

 

A última das atividades previstas no concelho de Ansião para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios intitula-se A Serra do Anjo da Guarda- Um lugar simbólico na memória das gentes de Ansião e das antigas cinco vilas e Arega.

 

Acompanhe-nos a 19 de Abril, pelas 10h00, num percurso pedestre ao longo do qual se percorre a memória colectiva de um povo serrano, eivada de laços tradicionais que se mantêm vivos num caminho que liga o passado ao presente e que nos mostra uma nesguinha do futuro. Ao recordar os vários párocos que dedicaram a sua vida à paróquia de Pousaflores, destaca-se a memória indelével do Sr. Padre António Lopes de Melo, cujas ações estão inegavelmente ligadas à serra do Anjo da Guarda, em especial a tradição de subir a mesma em Via Sacra na Sexta-Feira Santa.

 

Após a subida, à semelhança do que se fazia antigamente no Dia da Espiga, iremos partilhar o farnel e visitar o moinho de vento, testemunha desse passado não tão longínquo, saboreando a memória num pão quente a sair do forno e nas plantas aromáticas desta serra.

 

A participação em qualquer destas atividades é gratuita, carecendo no entanto de inscrição prévia pelos contactos 236 670 206, 236 672 025 ou turismo@cm-ansiao.pt.

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *