Cultura, Marinha Grande, Sociedade, Tecnologia

Design Center na Marinha Grande

DesignCenter_cartazO Design Center – Semana do Design da Marinha Grande, que vai decorrer de 3 a 11 de outubro, foi apresentado publicamente no dia 31 de março, no Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande.

Sob a chancela da marca recentemente divulgada – “Marinha Grande – Centro da Engenharia e Design”, o evento está a ser preparado pela Câmara Municipal e irá apresentar conferências, mostra de produtos e projetos de design, workshops, concursos, ciclo de cinema sobre design e programas culturais.

O Design Center terá espaços de debate e reflexão, sobre temas relacionados com o design e a engenharia, sendo dinamizados pela autarquia e por parceiros – empresas, universidades, institutos superiores e centros de formação tecnológica. As áreas de exposição serão dedicadas a projetos de design e engenharia, coleções e portfólios.

A iniciativa tem a particularidade de decorrer em equipamentos municipais e espaços públicos localizados no centro tradicional da cidade, como a Casa da Cultura, Galeria Municipal, Edifício da Resinagem, Núcleo de Arte Contemporânea, Jardim Stephens, Parque da Cerca, Museu do Vidro, entre outros.

O certame tem como objetivos: impulsionar o empreendedorismo, a criatividade e a tecnologia; promover a competitividade e o desenvolvimento económico; intensificar a componente teórico-prática; divulgar e reconhecer o que de melhor se faz na região; dar a conhecer os métodos de trabalho e os produtos de excelência produzidos na região, sobretudo na Marinha Grande.

Para cumprir estes pressupostos e concretizar um programa ambicioso, a Câmara Municipal conta com a parceria das seguintes entidades:

– CDRSP – IPLeiria, Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto

– GRANDESIGN – Grupo Vangest

– CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos

– CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes

– NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria

– AND – Associação Nacional de Designers

– APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos

– ESAD – IPLeiria, Escola Superior de Artes e Design

– ISDOM – Instituto Superior D. Dinis

– ESTG – IPLeiria, Escola Superior de Tecnologia e Gestão

– ESTM – IPLeiria, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

– ALMADESIGN

– IBEROMOLDES

“Passo essencial na afirmação do Centro da Engenharia e Design”

Na apresentação do evento, o vereador da cultura, Vitor Pereira, salientou que a Câmara Municipal “pretende dar a conhecer as potencialidades do concelho”, constituindo-se como “o passo essencial para a afirmação definitiva da Marinha Grande como um centro da Engenharia e Design”. Este tipo de iniciativa irá “trazer para o centro da cidade os grandes eventos”.

O autarca agradeceu às entidades parceiras que estão a trabalhar na organização do Design Center, cujo envolvimento tem sido muito relevante.

Como nota justificativa da seleção desta área temática, foi explicado por técnicos da autarquia que o design esteve sempre ligado à cerâmica e ao vidro, o que fez com que, na primeira década do século XXI, a Marinha Grande fosse a cidade portuguesa com mais designers a trabalhar na indústria.

Atualmente, como acontece com a própria indústria, subsistem designers e empresas altamente especializados, que criam produtos e soluções premiados internacionalmente e com sucesso comercial, apoiam o tecido empresarial nacional e exportam conhecimento e saber para o mundo.

Mais informação em www.designercenter.cm-mgrande.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *