Cultura, Seia

Rádios do Séc. XX em exposição no 3º aniversário do Museu da Electicidade em Seia

O Museu Natural da Electricidade celebra, no próximo dia 11 de abril, o seu 3º aniversário, data que será assinalada com a inauguração da exposição “Rádios do Século XX – Onda Média e Frequência Modulada”, pelas 15h.

Reunindo objetos museológicos do percurso histórico da rádio, a exposição temporária do Museu da Electricidade dá a conhecer, a partir desta data e até 11 de outubro, a evolução estética e tecnológica dos aparelhos de rádio, nas primeiras sete décadas do século passado. A ligação da rádio a este espaço museológico é evidente pois, na região da serra da Estrela, a difusão da rádio só foi possível em virtude da entrada em funcionamento, em 1909, da Central Hidroelétrica da Senhora do Desterro, hoje Museu Natural da Electricidade.

A história da Central da Senhora do Desterro remonta a 1907, ano em que a, então, Empresa Hidroeléctrica da Serra da Estrela, agora EDP, iniciou a sua construção, tendo sido o primeiro aproveitamento hídrico, dos quatro existentes sobre o rio Alva.
Localizada na Senhora do Desterro, esta central manteve-se em atividade até meados dos anos noventa.

Visitável desde 2011, altura em que abriu ao público enquanto Museu Natural da Electricidade, a centenária central detém verdadeiros tesouros do património industrial que enquadram uma exposição permanente acerca da eletricidade, dos recursos hídricos da serra da Estrela e das energias renováveis em Portugal. Aqui, pode tomar-se contacto com o processo de produção da central, compreendendo o funcionamento dos quatro grupos geradores equipados com turbinas Pelton, do painel do comando, da conduta, do canal de restituição da água ao rio Alva, e também, com diversas ferramentas de apoio usadas na manutenção das máquinas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *