Cultura, Matosinhos

18º Aniversário do Museu da Quinta de Santiago em Matosinhos

MuseuO Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica da Câmara Municipal de Matosinhos, comemora, hoje, dia 2 de Abril, o seu 18 º aniversário.

Para festejar este 18 anos de abertura ao público o Museu vai criar, com a ajuda de todos aqueles que nos visitarem, um Bolo de Aniversário gigante no jardim. Para este bolo precisamos de ingredientes especiais: a farinha é substituída pelas tintas, os ovos pelas linhas, o açúcar pela cola, o fermento por recortes e depois levamos tudo ao lume da imaginação e apresentamos o resultado final no jardim!

Neste dia também o Museu recebe um grupo com necessidades especiais, utentes da AAJUDE (Associação de Apoio à Juventude Deficiente), que vão ter a oportunidade de conhecer o Museu através da visita teatralizada pelo Menino Dinis!

Como em qualquer festa de aniversário, o ritual dos Parabéns não pode faltar, às 18h vamos apagar as velas ao som de Guitarra e Flauta pela Escola de Música de Leça da Palmeira.

No sábado, dia 5 de Abril, o Museu apresenta, às 17h e às 21h30, “A Casa Encantada”, uma viagem pelos espaços do Museu num projecto performativo de Roberto Merino com encenação de Luísa Pinto. Trata-se de cruzamento entre o Teatro e Artes Plásticas, vivenciando atmosferas diversas em cada cena. É também uma instalação cénica a partir de cenografia e adereços de projectos anteriores onde a palavra de ordem é recriar, tirar os objetos do seu contexto inicial e habitá-los de uma outra forma. O mesmo acontece com as personagens retiradas de encenações anteriores e que surgem aqui numa nova dramaturgia habitando espaços diferentes do seu contexto inicial. Nesta criação encontram-se várias figuras das artes do século XX como Frida Kahlo, Luis Buñuel, Garcia Lorca, Salvador Dali entre outros que deambulam pelos espaços do Museu numa perspectiva surrealista. Inspirado n’”A Casa Encantada” (Spellbound), título dado ao filme de 1945, realizado por Alfred Hitchcock, particularmente famoso pela cena que inclui um momento onírico vivido pelo personagem central, ilustrado pelo pintor Salvador Dali. Uma produção do Cineteatro Constantino Nery/Câmara Municipal de Matosinhos.

A lotação de cada sessão é de 25 participantes no máximo e as reservas podem ser feitas através do telefone: 229952401.

Programa (*)

2 de Abril

todo o dia no jardim- Criação de um Bolo Gigante e passeios a cavalo e pónei

14h30_Visita Teatralizada com o Menino Dinis para utentes da AAJUDE

18h_Concerto de guitarra e flauta pela Escola de Música de Leça da Palmeira

18h30_Parabéns ao Museu!

5 de Abril

“A CASA ENCANTADA”

uma viagem pelos espaços do Museu.

Projeto performativo de Roberto Merino com encenação de Luísa Pinto.

17h e 21h30_Lotação máxima: 25

[reservas 229952401]

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *