Cultura, Mangualde

Exposição de fotografia ‘Senhor e Deus’ em Mangualde

3303058[1]A Biblioteca Municipal de Mangualde Dr. Alexandre Alves acolhe, de 1 a 30 de abril, a exposição de fotografia ‘Senhor e Deus’ de autoria de José dos Santos. De entrada livre, a exposição agora apresentada aborda o momento crucial da paixão de Cristo, a morte na cruz, e pode ser visitada no horário da Biblioteca Municipal (segunda-feira das 14h00 às 18h30, terça a sexta-feira das 09h30 às 18h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00).

Nesta mostra simples cruzes, o símbolo máximo do cristianismo, grandes cruzes de altar ou figurações de Cristo crucificado, as fotografias “pintadas com luz” de José Santos destacam a convicção cristã de que Cristo é luz e redenção. Da cruz vibrante de luz, faiscando no fundo da noite escura, à imagem que parece contorcer-se na cruz ou acenar tristemente, vislumbra-se um complexo percurso de emoções, um mapa para a via-sacra mais interior de cada um. Nas suas obras sobressai imediatamente o sentido da composição, tal como o entendemos na pintura, e o elaborado uso da cor através da criteriosa manipulação da luz. Nos seus trabalhos abstratos, predomina o diálogo das formas e harmonia das cores, despontando e evoluindo com ritmo e força visual no fundo negro – o nada de onde tudo emerge e nos seus trabalhos mais figurativos é clara a preocupação de ir além de mera representação, do visível imediato, extraindo das formas efetivamente fotografadas algo mais que uma simples imagem, o seu halo mítico, a sua energia própria, a sua luz. O processo utilizado por José Santos enquadra-se mais na “camera painting”, pois recorre sobretudo a movimentos da câmara e do zoom.

José dos Santos é um autodidata da fotografia, que expõe individualmente desde 2009, tendo exposto em vários locais: Museu Grão Vasco, Museu de Lamego, Biblioteca Municipal de Cantanhede, Museu de Resende, Museu Diocesano de Lamego, Espaço João Abel Manta em Gouveia, Sede do Rancho Folclórico Pastores de São Romão, Posto de Turismo de Seia, Casa da Beira Alta no Porto, Casa da Cultura de Seia e Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *