Portimão, Sociedade

Tradições pascais estão bem vivas em Portimão

Celebrações pascais em Portimão 1 - Arquivo CMP_Filipe da PalmaEste ano, as celebrações pascais em Portimão voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de largos milhares de crentes e envolvem a comunidade local num programa litúrgico que leva um colorido muito especial e uma vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade.

As festividades começam a 30 de março, quarto domingo de Quaresma, com a solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, que tem início às 16h30 com a Eucaristia, seguida de Procissão, em que a imagem do Nosso Senhor dos Passos saí da Igreja Matriz com o andor de S. João para, em plena Alameda da República, juntar-se à imagem da Nossa Senhora das Dores e assim evocar o encontro de Jesus com a Sua Mãe, a caminho do Calvário, através do “Sermão do Encontro”.

A Procissão sairá da Igreja Matriz, com passagem pela Alameda da República e ruas Diogo Gonçalves, de Olivença, Mouzinho de Albuquerque, Direita e Diogo Tomé, antes de regressar à Matriz, sendo os moradores nesta zona convidados a colocar colchas nas suas janelas.

A tradicional Procissão do Domingo de Ramos, 13 de abril, abre o caminho para a Semana Santa, partindo o cortejo às 10h30 da Igreja do Colégio para percorrer diversas artérias de Portimão, a que se segue a Eucaristia Solene na Igreja Matriz, com a bênção dos ramos.

A Quinta-Feira Santa, 17 de abril, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19h00 na Igreja Matriz, enquanto na noite seguinte acontece um dos momentos altos da Semana Santa com a Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo que, a partir das 21h30, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.

A Procissão sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas do Comércio, Portas da Serra, José Buísel, Stª Isabel, passando em frente ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão em direção às ruas Direita e Diogo Tomé, até regressar à Igreja do Colégio.

O Sábado Santo, 19 de abril, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22h00 e que assinalará a ressurreição de Cristo.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, com a Procissão Real da Ressurreição de Jesus Cristo, que parte da Matriz às 10h00 e percorre as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa quer transportando tochas de flores quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas, a que se segue às 11h30 a Eucaristia.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá a Rua Diogo Tomé e, direção ao TEMPO, seguindo depois pelas ruas Serpa Pinto, Stª Isabel, Prof. José Buísel, Portas da Serra e do Comércio, em direção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que ao longo deste percurso coloquem colchas nas janelas de suas casas.

Promovida pela Paróquia de Nª Srª da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia de Portimão e da Câmara Municipal de Portimão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *