Lousã, Sociedade

Semana do Empreendedorismo na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã vai dinamizar mais uma Semana do Empreendedorismo, a decorrer de 24 a 29 de março, desta vez, em articulação com o Contrato Local de Desenvolvimento Social CLDS +

 

Algumas das ações da semana são realizadas no âmbito projeto “Lousã+Inclusiva”, e englobadas no Programa CLDS+ com vista à promoção do “Emprego, Formação e Qualificação, incluindo a Promoção da Inclusão das Pessoas com Deficiência e Incapacidade”. Assim, pretende-se assegurar que jovens, desempregados e empresários têm contacto com boas práticas de empreendedorismo e negócios, que poderão ser adaptados e implementados, não só em benefício de cada indivíduo em particular, mas sobretudo na capacitação, promoção e desenvolvimento do tecido empresarial da Lousã, dos agentes sociais e da comunidade em geral.

 

A Semana começará com uma sessão de esclarecimento “Criação do Próprio Emprego” promovida pela Associação Nacional de Direito ao Crédito – ANDC, destinada a todos os empreendedores, pessoas desempregadas e pessoas com deficiência e incapacidade. Já no dia 28 será promovida uma sessão “Casos de Sucesso de Empreendedorismo” onde serão apresentados os seguintes projetos: “Incubadora Social” da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural dos Cinco Lugares – ADSCCL, “Konkretizar no Feminino” promovido pela Associação Konkrets Solidário e ainda a apresentação de um exemplo de empreendedorismo bem-sucedido: Penalty -Empresa de Desporto e Lazer.

 

Nestas ações, abertas à comunidade, haverá a apresentação de todas as valências do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo – GAE da Câmara Municipal da Lousã. Esta actividade terá lugar no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

 

Na terça-feira, dia 25 de março, a Escola Secundária da Lousã será o palco da FEEJ – Feira de Empreendedorismo e Emprego Jovem.

 

No dia 26 de março terá lugar o Concurso Municipal de Ideias de Negócio, que decorrerá na Biblioteca Municipal e terá a presença de um grupo de Hip-Hop, constituído por Jovens Empreendedoras Sociais, as “Back To Basics”. Serão apresentadas Ideias de Negócio de alunos do Ensino Secundário e Profissional da Lousã. Na mesma tarde e no dia seguinte, a Escola Profissional da Lousã receberá quatro empreendedoras lousanenses de duas áreas diferentes: Comunicação, Marketing, Relações Públicas, Publicidade e Design (Marisa Gomes e Marina Simões) e apoio à infância e animação sociocultural (Raquel Saraiva Rocha e Patrícia Antunes).

 

O dia 27 de março é dedicado a outra forma de empreender: a participação dos cidadãos na vida pública. Assim, a Câmara Municipal da Lousã acolherá, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os jovens proponentes do Orçamento Participativo Jovem e abrirá portas a novas ideias que podem ser propostas durante ano de 2014.

 

No sábado, o Espaço J da Activar, vai promover uma Feira de Trocas com o objetivo de sensibilizar os jovens para os princípios da reutilização, redução do consumo, economia livre, solidariedade e entreajuda local.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *