Cultura, Palmela

Cinema francês em destaque no Pinhal Novo, Palmela

O Auditório Municipal de Pinhal Novo é palco, entre 31 de março e 4 de abril, de mais uma edição do Cine France, uma iniciativa do Grupo de Francês da Escola Secundária com 3º CEB de Pinhal Novo e da Câmara Municipal de Palmela. A divulgação do cinema francófono, da cultura e da língua francesas junto da comunidade escolar e do público, em geral, são os principais objetivos do Cine France, iniciativa nascida no ano 2000.

O cartaz integra, este ano, quatro filmes que registaram grande aceitação comercial e contribuíram para o aumento do interesse do público pelo cinema europeu e, em particular, pela nova comédia francesa. Destaque para a “A Gaiola Dourada”, um dos maiores sucessos de 2013, realizado pelo lusodescendente Ruben Alves e com um elenco onde se contam nomes como Rita Blanco ou Joaquim de Almeida.

Nos dias 2 e 3 de abril, a entrada é livre. Nos restantes, o bilhete vale 3,47 € (estudantes têm entrada ao preço especial de um euro).

 

31 março – 10h15, 15h15 e 21h30

 

O Menino Nicolau

De: Laurent Tirard

Com: Maxime Godart, Valérie Lemercier, Kad Mérad, Sandrine Kiberlain

Género: Comédia

Classificação: M/6

Outros dados: BEL/FRA, 2011, Cores, 91 min.

 

Nicolas (Maxime Godart) é uma criança tranquila, de oito anos, a quem tudo corre bem, até ouvir uma conversa entre os pais (Valérie Lemercier e Kad Merad). Convence-se, então, de que terá um irmão em breve e a notícia assusta-o de tal maneira que entra em pânico, imaginando o impacto que terá na sua vida. A história infantil da Polegarzinho leva-o, até, a assumir que os pais o querem abandonar na floresta…

 

 

02 abril – 10h15, 15h15 e 21h30

 

A Gaiola Dourada

De: Ruben Alves

Com: Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud, Chantal Lauby

Género: Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: POR/FRA, 2013, Cores, 90 min.

 

Maria (Rita Blanco) e José Ribeiro (Joaquim de Almeida) são um casal de portugueses emigrados em França há mais de trinta anos, e todos gostam deles, pela sua simpatia, humildade e capacidade de ajudar o próximo. A notícia de uma herança em Portugal, que lhes permitirá regressar à terra natal, desagrada, no entanto, aos vizinhos e familiares, que não estão interessados em perder a sua companhia em França.

 

 

03 abril – 10h15, 15h15 e 21h30

 

Amigos Improváveis

De: Olivier Nakache, Eric Toledano

Com: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny

Género: Drama, Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: FRA, 2011, Cores, 112 min.

 

Philippe (François Cluzet) é um aristocrata francês que ficou tetraplégico num acidente de parapente e necessita de um assistente que o apoie nas suas rotinas. No processo de entrevistas, conhece Driss (Omar Sy), um jovem senegalês de um bairro problemático, recém-saído da prisão, que parece totalmente inadequado às funções. No entanto, entre os dois nasce uma cumplicidade imediata e Philippe contrata-o. Duas vidas tão díspares dão origem a uma amizade improvável, mas profunda. Baseado numa história verídica.

 

04 abril – 10h15, 15h15 e 21h30

 

Nome de Código Paulette

De: Jérôme Enrico

Com: Bernadette Lafont, Carmen Maura, Dominique Lavanan

Género: Comédia

Classificação: M/12

Outros dados: Afeganistão, 2012, Cores, 87 min.

 

Paulette (Bernadette Lafont) é uma idosa de mau feitio, que se esforça por sobreviver com uma reforma mínima e procura uma solução para os seus problemas económicos. A resposta surge quando contacta com um grupo de traficantes de droga que operam no seu próprio prédio e oferece os seus serviços como intermediária. Entusiasmada com a nova atividade, Paulette diversifica o negócio com uma ideia de sucesso: a confeção de doces “diferentes”, que fazem as delícias do bairro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *