Palmela, Sociedade

Palmela adere a iniciativa global de defesa do ambiente

O Município de Palmela aderiu, uma vez mais, à iniciativa “Hora do Planeta”, na sequência do convite da Associação Nacional de Municípios e da World Wildlife Foundation (WWF) e, no dia 29 de março, irá desligar, entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação interior e exterior de alguns dos edifícios e locais mais emblemáticos da vila de Palmela, nomeadamente, o Castelo, os Paços do Concelho, o Cineteatro S. João e a Praça Duque de Palmela (Largo do Pelourinho). O Município convida, também, a comunidade a participar, desligando as luzes nas suas residências enoutros edifícios durante este período.

A participação na iniciativa, através de um gesto simbólico, surge como sequência natural do trabalho que o Município tem vindoa realizar, em prol da eficiência energética e da sustentabilidade. A adoção de medidas de eficiência energética nos edifícios e equipamentos municipais e na iluminação pública, ou as ações de sensibilização como as recentes oficinas do PAESP – Plano de Ação para a Energia Sustentável de Palmela, são exemplos de ação diária do Município de Palmela em defesa do ambiente.

Em 2014, a iniciativa “Hora do Planeta” apresenta um novo conceito, que solicita a cada participante que se comprometa com uma medida de defesa do ambiente, a realizar ao longo do ano. Palmela comprometeu-se a instalar equipamentos de fluxo luminoso em locais de grande consumo.

A “Hora do Planeta” teve início em Sidney, em 2007,quando 2,2 milhões de pessoas e mais de duas mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as alterações climáticas.A adesão de Portugal aconteceu em 2009 e, neste momento, este é já o maior evento mundial de ação ambiental. Participam, na 8ª edição consecutiva, mais de centena e meia de países, em todos os continentes.

Mais informação no site da WWF emwww.wwf.pt ou em www.earthhour.org.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *