Cultura, Marinha Grande

Jornadas Aprender o Vidro na Marinha Grande

JornadasAprenderVidro1O Museu do Vidro está a promover desde o dia 12 de março e até ao dia 4 de abril, as XII Jornadas “Aprender o Vidro”, que decorrem nas instalações do Serviço Educativo, sitas no Jardim Stephens, na Marinha Grande. O tema abordado é a floresta, pretendendo-se comemorar o Dia Mundial da Floresta.

As XII Jornadas “Aprender o Vidro” são direcionadas para as crianças que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico do concelho, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

A iniciativa tem como objetivos estimular e desenvolver a criatividade das crianças, através da prática artística recorrendo ao vidro; aprender conteúdos relacionados com o vidro e a técnica da pintura sobre vidro, nomeadamente a identificação de matérias-primas, a compreensão do processo de fabrico de vidro float (vidro plano) e a capacidade de distinção da técnica de pintura.

Pretende-se ainda aprender conteúdos relacionados com a temática das florestas, nomeadamente a identificação de algumas espécies de fauna e flora local, as suas classes e algumas caraterísticas que as distinguem.

As oficinas iniciam com a contextualização do trabalho desenvolvido pelo Museu do Vidro e seus objetivos. É abordada a fauna e a flora local, seguindo-se uma abordagem teórica sobre a técnica da pintura sobre vidro. Para finalizar, as crianças têm a oportunidade de pintar um pedaço de vidro plano, a partir de ilustrações relacionadas com o tema da atividade.

Nos dois primeiros dias de atividades, participaram nas Jornadas “Aprender o Vidro” cerca de 50 crianças de duas escolas do 1.º ciclo do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *