Nelas, Sociedade

Primavera em Nelas de 17 a 30 de Março

banner_primavera_nelas_2014Teve início, dia 17 de Março de 2014, a iniciativa Primavera em Nelas promovida pela Câmara Municipal e que se prolonga até ao dia 30 do mesmo mês. Preenchida com um leque diversificado de atividades, que vão desde animação à música, poesia, ambiente, novas tecnologias e exposições, a Primavera em Nelas representa um elo de proximidade entre a Autarquia e Munícipes, nas mais variadas faixas etárias e resulta de um conjunto de parcerias estabelecidas quer com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, Associações e Instituições locais.

Assim, a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes acolhe, nos dias 17 e 20 de Março, a animação Na Casa do Gaspar/Gasparadas dirigida aos alunos do 1º CEB do Agrupamento de Canas de Senhorim, com o objetivo de incentivar, de forma lúdica, as crianças a adquirir hábitos de leitura, na presença do Gaspar e dos seus amigos muito divertidos. O programa de animação continua com Entre uma Lágrima e um Sorriso… nos dias 19 e 21 de Março, espetáculo de manipulação de objetos e oralidades, dirigido aos alunos do 2º CEB do Concelho. Na noite de 19 de Março, pelas 21h30, os alunos do Clube de Teatro da EB 2,3 de Nelas apresentam, na Biblioteca Municipal, a peça O Menino e o Piano, baseada no obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry. Para o dia 21, está agendado, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas, um Sarau de Poesia, espetáculo misto de dança e música, apresentado pelas crianças dos Jardins de Infância, 1º, 2º e 3º CEB do Agrupamento de Escolas de Nelas.

De 17 e 21 de Março, a Primavera em Nelas é também marcada pela Semana da Leitura, durante a qual irão decorrer, nas Escolas do Concelho, diversas atividades tais como a Eliminatória do Concurso Concelhio de Leitura em Voz Alta Bem Ler, que prazer, o Encontro com o escritor Pedro Seromenho, a Final das Olimpíadas da Ortografia, as Sessões de Contos “A Li Li e Ri Ri contam a sua história para ti” e “Uma Boca, Mil Palavras”, iniciativa que associa leitura à saúde oral e onde serão entregues kits de higiene oral aos alunos do 1º CEB do Agrupamento de Nelas, no âmbito do projecto SOBE.

No dia 20 de Março, no âmbito da promoção de hábitos de leitura, a Biblioteca da Fundação Lapa do Lobo promove a tertúlia literária “A Matemática das Palavras”, com lugar na Biblioteca José Adelino, em Canas de Senhorim, abordando a relação entre a matemática, escrita e leitura, num ambiente em que se procura partilhar ideias e conceitos através dos livros e, contrariando as próprias leis da matemática.

O Espaço Internet de Nelas recebe nos dias 18, 20 e 21 de Março, respetivamente, os utentes do Centro Social e Paroquial de Vilar Seco, do Lar de S. Miguel de Nelas e do Centro Social, Cultural e Recreativo do Folhadal, para participarem na iniciativa Tempo Feliz, Internet Sénior, uma oportunidade de estes se familiarizarem com as novas tecnologias e de aprenderem tarefas simples tais como ler um jornal online, enviar emails, utilizar o Messenger, desenvolvendo ao mesmo tempo competências básicas em Word e PowerPoint.

Destaque também para a vertente ambiental que, este ano, conta com a ação de sensibilização A Defesa da Floresta, agendada para o dia 18 de Março, na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim, organizada pela SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR, que abordou diversas questões sobre a importância da preservação e defesa da floresta, consciencializando os presentes para a prevenção de incêndios florestais. No dia 21 de Março, nas Freguesias do Concelho, a autarquia procede à Plantação de Árvores, no sentido de assinalar o Dia da Árvore, e as crianças do Jardim-de-infância de Vilar Seco deixam o seu contributo no Parque Ecológico da Quinta da Cerca, com a plantação de árvores e enriquecimento do património ecológico deste espaço.

O programa desportivo também preenchido com diversas iniciativas, oferece no dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, a todas as crianças entre os 3 e os 10 anos, atividades lúdico-aquáticas com o Aprender a Nadar é Giro, nas Piscinas Municipais Cobertas. Para o dia 23 de Março, com início às 09h00, está marcada a Caminhada das Pramelas, pelo Grupo Dão Pedestre, cuja receita da inscrição, no valor de 2.00 € por pessoa, reverte a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim. No dia 29 de Março, o Agrupamento 578 dos Escuteiros de Nelas promove, pelas 21h30, a Scouts Night Run, com o objetivo de criar movimento e dinâmica na vila de Nelas, através da realização de uma divertida corrida Noturna, promovendo também o desenvolvimento da ação física de toda a população, desde os mais novos aos mais seniores.

O programa Primavera em Nelas inclui ainda as Comemorações do 86º Aniversário da Elevação de Santar a Vila, de 21 a 23 de Março, e a Homenagem ao Capitão Homem Ribeiro & Centenário da 1ª Guerra Mundial a decorrer nos dias 22, 23, 29 e 30 de Março, em Vale de Madeiros, Canas de Senhorim e Nelas. Esta actividade, que procura prestar homenagem à vida e feitos do Capitão Homem Ribeiro, natural do Concelho e que perdeu a vida durante a Grande Guerra, terá entre diversas atividades, um encontro de pintura ao vivo, cujas obras resultantes podem ser visitadas até dia 25 de Abril, na Galeria do Edifício Multiusos de Nelas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *