Educação, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso assinala Dia Mundial da Floresta com as escolas

DIA FLORESTA AUTOCTONE 3No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Floresta (21 de março), o Município da Póvoa de Lanhoso pretende dar continuidade ao projeto municipal “Banco de Árvores” em parceria com a comunidade escolar.

Desta forma, as técnicas dos serviços do Gabinete Técnico Florestal e do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos irão deslocar-se até aos centros escolares e à EB1/JI da Póvoa de Lanhoso, nos dias 21 e 24 de março, dinamizando junto dos mais jovens a realização de sementeiras em pacotes de leite e garrafas plásticas, que posteriormente serão transferidas e cuidadas nos Viveiros Municipais.

A realização destas sementeiras dará origem a árvores para futuras plantações realizadas pelo Município nos diversos locais do nosso concelho.

Ao conhecer o ciclo de vida de uma árvore, desde a sementeira até à sua idade adulta, os alunos irão ter a perceção do tempo e trabalho empenhado na criação de uma floresta.

Assim, no dia 21 de março, a realização destas sementeiras acontece no Centro Educativo do Cávado entre as 9h30 e as 11h00 e no Centro Educativo António Lopes entre as 14h30 e as 16h00. No dia 24 de março, esta atividade realiza-se na EB1/JI da Póvoa de Lanhoso entre as 9h30 e as 12h30 e no Centro Educativo D. Elvira Câmara Lopes entre as 14h00 e as 15h30.

O “Banco de Árvores” tem como objetivo principal a sensibilização dos alunos para a importância da nossa floresta através da sementeira de espécies autóctones, dando continuidade à estratégia de promoção de atitudes e comportamentos ambientais de defesa da floresta contra incêndios. É crucial para a preservação da nossa floresta despertar a consciência cívica nas crianças, promovendo o valor da floresta como “Bem Comum”.

Este projeto teve início no passado dia 23 de novembro aquando das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, em que participaram os Clubes da Floresta concelhios, pretendendo-se dar continuidade a esta iniciativa com a colaboração dos centros escolares e da EB1/JI da Póvoa de Lanhoso. Numa próxima fase, serão convidados a participar neste projeto os restantes estabelecimentos escolares concelhios.

Mais informações:

centro.ambiental@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar / gtf@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

253 632 790/ 962 994 242

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *