Celorico de Basto, Sociedade, Turismo

XI Festa Internacional das Camélias em Celorico de Basto

Cartaz XI Festa Internacional das CaméliasCelorico de Basto será o palco da XI Festa Internacional das Camélias. A iniciativa terá destaque no fim-de-semana de 21, 22 e 23 de março com a promoção de várias atividades direcionadas para a rainha do certame, a Camélia.

A XI edição desta festa encerra várias atividades com algumas novidades em relação a anos transatos e irá decorrer especificamente nos jardins da Quinta do Prado.

Na sexta-feira, 21 de março, os visitantes poderão assistir à abertura oficial da mostra de vinho verde e doces de Camélia e ao concurso de fotografia digital “Celorico de Basto, um jardim de Camélias”. No dia seguinte o destaque incide na presença do programa “Aqui Portugal” da RTP e em todas as atividades promovidas e direcionadas às Camélias desde exposição, concurso, mercado, espantalhos floridos, muros de Camélias, montras, mandalas e varandas, o desfile de Camélias promovido pelo Agrupamento de Escolas, a Santa casa da Misericórdia de Arnoia e a Associação de Solidariedade Social de Basto, entre outras atividades. Neste dia é ainda destaque a azáfama matinal das gentes locais na conclusão dos diferentes materiais expostos. Uma tarefa que dá mais brilho a esta festa, segundo o autarca, Joaquim Mota e Silva. “Esta colaboração das gentes de Celorico de Basto na elaboração dos diferentes materiais e na participação nas diferentes iniciativas dá um brilho especial à iniciativa. Obviamente que não podemos esquecer as gentes de fora e que participam nas diferentes iniciativas promovidas e os muitos turistas, especialistas e leigos, que o certame arrasta a Celorico de Basto”.

No domingo, 23 de março, serão inúmeras as ações a decorrer com destaque para a entrega de prémios a todas as atividades uma iniciativa que estará a cargo do executivo municipal. Refira-se ainda a visita aos jardins de Camélias, onde predominam as Camélias talhadas, consideradas verdadeiras obras de arte, e à antiga sede do concelho a “Vila de Basto”, harmoniosamente decorada com camélias.

Ao longo dos dias de festa serão vários a animação será permanente e espalhada pelo recinto.

Recorde-se que a XI Festa Internacional das Camélias promove atividades durante todo o mês de março sendo que, no dia 15 de março, será desenvolvido um workshop de mosaico denominado “Camélias em Cacos” e no dia 30 de março, no fim-de-semana após a data oficial do certame, todos os visitantes poderão participar numa visita pelos jardins de Camélias e assistir à atividade em jeito de tertúlia designada como “ As ervas aromáticas descobrem o chá”

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *