Marinha Grande, Turismo

Turismo industrial da Marinha Grande apresentado na BTL

BTL_TurismoIndustrial6A Câmara Municipal da Marinha Grande estabeleceu um protocolo de colaboração com o Turismo do Centro, que foi assinado no passado dia 12 de março, na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, pela vereadora do pelouro do Turismo, Alexandra Dengucho, e pelo presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado.

O referido acordo tem como objeto a parceria para o desenvolvimento de ações comuns com vista à dinamização e internacionalização do projeto Turismo Industrial da Marinha Grande.

A celebração deste protocolo visa, sobretudo, permitir o desenvolvimento comum de projetos ligados ao Turismo Industrial, tendo por referência os recursos disponíveis e as áreas de intervenção legalmente estabelecidas, de cada um dos parceiros.

Considera-se que a relação de cooperação entre o Município da Marinha Grande e o Turismo Centro de Portugal é uma mais-valia, porque se trata de uma instituição que, do ponto de vista nacional, regional e local assume um carácter estratégico, potenciador de desenvolvimento, podendo proporcionar a melhoria da qualidade e a diversificação da oferta turística no concelho.

A vereadora Alexandra Dengucho enaltece a importância desta parceria como forma de intensificar e divulgar o turismo industrial da Marinha Grande, bem como outras ações que possam vir a ser trabalhadas em prol da promoção turística do nosso território.

Este projeto foi divulgado na BTL, no dia 12 de março, no âmbito da assinatura do protocolo, e esteve representado no expositor do Turismo do Centro de Portugal, na BTL, até 16 de março.

O projeto de turismo industrial da Marinha Grande está integrado no grupo de trabalho para a criação da Rede Portuguesa de Turismo Industrial (RPTI), como forma de o potenciar.

Os Circuitos estão a ser divulgados em exposição, patente no edifício do Turismo de Portugal, em Lisboa, desde o passado dia 1 e até 31 de março.

Foram já editados materiais promocionais em português e inglês.

Um ano de turismo industrial

Os Circuitos Industriais da Marinha Grande, que assinalaram no passado dia 11 de março o primeiro ano de existência, têm como pontos fortes envolver uma classe empresarial clarividente, dinâmica e com grande capacidade empreendedora; o grau de internacionalização já alcançado pelas empresas da Marinha Grande; a existência de excelentes acessos diretos, por autoestrada, que permitem a ligação da Marinha Grande às principias cidades e aeroportos do País; e a vinda de estrangeiros diariamente à Zona Industrial da Marinha Grande.

O projeto conta com o envolvimento de dez fábricas, um Centro Tecnológico e um Museu e abarcando três setores da economia local: vidro, moldes e plásticos.

As visitas podem ser marcadas diretamente nas empresas ou através da Câmara Municipal. São sistematizadas através de um roteiro específico, com dias e horários agendados.

Os locais de visita integrados no Turismo Industrial da Marinha Grande são os seguintes:

VIDRO

Carlos de Ceia Simões, Lda: Transformação de vidro;

Crisal, S.A: Vidro de mesa;

Gallo Vidro, S.A: Embalagens de vidro;

Morais Matias, S.A: Ampolas de vidro;

Normax, Lda: Vidro de laboratório.

MOLDES

Moldoeste, S.A: Moldes de injeção de alta precisão para termoplásticos e borracha;

Planimolde, S.A: Moldes para a Indústria de Plásticos;

PLÁSTICOS

Bourbon, S.A: Produção para o setor automóvel;

Plimat, S.A: Injeção de acessórios para canalização em materiais plásticos;

Vipex, S.A: Produção de cafeteiras (Krups e Rowenta), tampas para Pyrex, triângulos de pré-sinalização, entre outros.

INSTITUIÇÕES VISITÁVEIS

Centimfe – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, que se dedica especialmente ao Design de Produto, Prototipagem, Engenharia, Simulação, Fabricação e injeção de peças e produtos, Ensaios laser, Calibrações e Formação;

Museu do Vidro: O único museu especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira em Portugal.

A Câmara Municipal convida-o a conhecer os Circuitos Industriais da Marinha Grande, cuja participação é gratuita.

Todas as informações referentes aos Circuitos Industriais da Marinha Grande podem ser consultados no endereço www.turismoindustrial.cm-mgrande.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *