Educação, Tomar

“Da diferença à igualdade” é tema para mais um Seminário Regional de Educação em Tomar

“Da diferença à igualdade” é a temática escolhida para a 16ª edição do Seminário Regional de Educação, que este ano se realiza na Biblioteca Municipal de Tomar nos dias 11 e 12 de Abril.

Contando, como habitualmente, com um leque dos maiores especialistas nacionais nas matérias abordadas, o seminário é acreditado está acreditado pelo CCPFC, com o registo de acreditação CCPFC/ACC – 76993/14, correspondendo a 0,6 créditos, cabendo a organização à Divisão de Educação e Ação Social do Município de Tomar e ao Centro de Formação de Professores “Os Templários”.

O seminário estará dividido em quatro painéis, o primeiro dos quais “A educação não formal na escola”, dia 11 às 10 horas, moderado por Maria Celeste Sousa (directora do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria) e com a participação de Antónia Barreto (Instituto Politécnico de Leiria), La Salete Coelho (ENED – (Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento) e Cristina Maria Coimbra Vieira (Universidade de Coimbra).

Nessa mesma tarde, o assunto será “Promoção dos Direitos das Crianças”. Com moderação de Flávia Filipe (Presidente da CPCJ de Tomar), tem participação de Laura Santos, Maria Manuela Calheiros (ISCTE), Jorge Varela (Instituto Politécnico de Leiria) e Isabel Alberto (FPCE – Universidade de Coimbra).

Dia 12, de manhã, o terceiro painel abordará “Multiculturalidades na Escola” e contará com as presenças de Cristina Milagre (Gabinete de Educação, Formação e Mediação Intercultural do Alto Comissariado para as Migrações), Ana Raquel Simões (Universidade de Aveiro), Ernesto Candeias Martins (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e Natália Ramos (Universidade Aberta).

O mesmo tema será de novo abordado no derradeiro painel, nessa tarde, moderado por Carlos Trincão (coordenador de estabelecimento do JI/EB1 Templários, do Agrupamento de Escolas Templários) em que participam Luis Souta (Escola Superior de Educação de Setúbal), Luísa Lobão Moniz – Instituto de Apoio à Criança), Luiza Cortesão (Universidade do Porto) e Maria do Carmo Vieira da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova).

Como é hábito, haverá também dois momentos culturais, no dia 11 de Abril às 18h00, com a Orquestra de Guitarra do Curso Profissional de Instrumentistas da Escola Jácome Ratton, e no dia 12 à mesma hora com a Tuna Sabes Cantar da Escola Santa Maria do Olival, que incluirá a homenagem ao pessoal docente e não docente aposentado em 2012/2013.

Mais informações emhttp://cftemplarios.com, onde também pode ser feita a inscrição, no valor de 10 euros.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *