Felgueiras, Turismo

Felgueiras apresentou a 4ª edição dos Sabores In no aeroporto Francisco Sá Carneiro na espectativa de captar mais turistas para o concelho

DSC_0589 (1)A iniciativa traduziu-se numa mostra e degustação de produtos do concelho na Loja Interativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal e na apresentação dos excelentes produtos produzidos no concelho, bem como das ofertas turísticas únicas que Felgueiras tem para os visitantes.

O programa turístico Sabores In decorre no período de 14 de março a 06 de abril, às Sextas-Feiras (jantar), aos Sábados e aos Domingos, e Felgueiras terá à mesa, nos restaurantes aderentes do concelho, menus Sabores IN, que incluem: entradas, sopa, prato principal (cabrito, ou bacalhau, ou um prato livre tradicional ou de inovação), doçaria e vinhos de Felgueiras, com descontos promocionais, variando os preços entre 09€ e 17€ por pessoa.

Para melhor ajustar a oferta à procura e apostar no segmento de mercado “famílias”, estão disponíveis os menus infantis, designados de “Menus Sabores IN Kids “, com as seguintes condições: os menus para crianças dos 0 aos 5 anos de idade são gratuitos, e os menus para crianças dos 6 aos 10 anos de idade têm um desconto de 50%.

A esta iniciativa associaram-se 2 agentes ligados ao alojamento (1 hotel e 1 empreendimento de turismo de habitação), com descontos de 15%.

Felgueiras oferece-lhe também no âmbito desta iniciativa, visitas guiadas ao Mosteiro de Pombeiro (Rota do Românico); visitas guiadas com prova de Pão de Ló à Casa Museu e Fábrica do Pão de Ló de Margaride, e visitas guiadas com prova de vinhos à Quinta da Lixa. Para visitar os atrativos referidos, só terá que se deslocar diretamente aos mesmos, fazendo-se acompanhar da fatura de um dos restaurantes ou empreendimentos de alojamento aderentes (onde almoçou, jantou ou ficou alojado), ao evento gastronómico “Sabores In”.

Ainda inserido nesta iniciativa está prevista uma visita à exploração agrícola da Quinta da Portela, pertencente a um dos produtores no núcleo PROVE de Felgueiras, agendada para o dia 29 de março, pelas 15h00.

No dia 02 de abril, às 14h30, terá lugar na Casa das Torres um Seminário sobre a temática “Parcerias e sinergias da “Gastronomia & Vinhos” no quadro do desenvolvimento económico sustentável!

O programa prevê também a realização de um Workshop intitulado “A harmonia do Vinho com a Gastronomia!”, a realizar no dia 29 de abril, na Cooperativa Agrícola de Felgueiras, pelas 10h30.

A 4.ª edição do evento enogastronómico “Sabores IN – Gastronomia & Vinhos 2014” organizado pela autarquia, tem como metas: preservar a identidade enogastronómica do concelho, tendo como orientação estratégica a diferenciação pela qualidade; divulgar o que de melhor Felgueiras tem à mesa, apostando num esforço promocional, visando dinamizar o tecido empresarial em época de procura mais reduzida e robustecer a qualidade e a vocação da oferta enogastronómica, visando potenciar e motivar a opção pela mesma por parte dos agentes de incoming (operadores turísticos e empresas de animação turística) no âmbito do evento, quer para os eventos de gastronomia e vinhos que se seguem, nomeadamente o Fim De Semana gastronómico de Felgueiras e o festival de pão de ló/mostra anual de doçaria tradicional, quer no âmbito de pacotes turísticos estruturados regionais.

A vereadora das atividades económicas, Adelina Silva realça que esta iniciativa “ visa essencialmente promover o turismo e a economia local do concelho, num período em que há menos procura por parte dos turistas, e aumentar as receitas dos empresários da área” e sublinha o facto de se privilegiar as parcerias entre os agentes económicos, direta ou indiretamente ligados ao turismo. “É de realçar o facto de participarem nesta ação dezenas de empresários e as parcerias e oportunidades de negócio que desenvolvem entre eles”.

A iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Felgueiras, conta com a parceria da Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), e com o apoio das seguintes entidades de âmbito local, regional e nacional: Turismo Porto e Norte de Portugal, E.R. (TNP); Comissão de Viticultura da Região de Vinhos Verdes (CVRVV); Associação de Profissionais de Turismo de Portugal (APTP); Rota do Românico (RR); Agência de Viagens Marão Tâmega; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras, C.R.L; EB 2/3 de Idães e da EB 2/3 de Lagares, Ader-Sousa e Núcleo Prove de Felgueiras.

Os restaurantes aderentes são os seguintes: Adega Sousa, Brasão, Caffé Caffé, Cantinho Rústico, Cimo de Vila, Hotel Albano, Hede, Laranjada, Monte Belo, Veleiro, Quinta da Laranjeira, Quinta da Rapadiça, S. José, S. Pedro, St.ª Quitéria, Tasca da Isaura e Zona Verde.

No alojamento, os empreendimentos turísticos aderentes são: Hotel Albano**, e Paço de Pombeiro – TH.

Os seguintes agentes económicos associaram-se ao evento com preços promocionais para os restaurantes: VINHOS: Quinta da Lixa, Sociedade Agrícola Lda.; Sociedade Agrícola de Maderne, S.A; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras CRL; Quinta da Palmirinha – Agricultura Biodinâmica; Terraço da Vinha – Soc Agro-Vitícola SA; David-Distribuição de Vinhos, Lda. SUMOS NATURAIS: Quinta da Palmirinha – Agricultura Biodinâmica. DOCES: Fábrica do Pão-de-ló de Margaride, Lda; Pão-de-ló Mário Ribeiro; Chá-Caffé, a Casa do Pão de Ló de Felgueiras; Pão-de-ló de Margaride António Lopes e Suc; Pão-de-ló de Adélia Mais. COGUMELOS: Rurais, Produção de Cogumelos Frescos.

Poderá obter toda a informação da iniciativa através do site: www.saboresin.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *