Portimão, Sociedade

Empreendedorismo no feminino inspira Beta Talk de março em Portimão

Mariana e Gina Pires - D.R.Mulheres empreendedoras vão dar um toque muito especial à Beta Talk de março, onde as joias, os chocolates e a moda têm um papel principal, numa conversa inspiradora no feminino.

Mas como atrás de uma grande empreendedora há sempre um grande homem, estão todos convidados para este encontro mensal agendado para a próxima segunda-feira, 17 de março, pelas 19h00 no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, onde Manuela Sabino, fundadora do projeto Amour Gourmet (www.amourgourmet.com), e Gina e Mariana Pires, criadoras da marca de joalharia e acessórios de moda Lispcani (http://www.lipscani.pt/), partilharão com os presentes a sua vontade de vencer, e constante aposta na criatividade e inovação nos seus negócios.

Manuela Sabino nasceu em Beja há 34 anos, mas desde a adolescência sempre esteve ligada ao Algarve, e, aos 18 anos, decidiu radicar-se por cá. Frequentou um curso de formação técnica de animação turística, tendo trabalhado nessa área em várias unidades hoteleiras, até que – por acasos da vida – transitou para o ramo da publicidade.

Em 2010, conversas triviais despertam-lhe a curiosidade pelo mundo gourmet. A partir daí, arriscou e criou a marca Amour Gourmet, que tem o chocolate como principal produto, temperado com ingredientes típicos como medronho ou alecrim, entre outros, num packaging com um design apelativo.

Este é um projeto cheio de dedicação e alimentado por muita paixão pelo que faz, num percurso por vezes áspero, mas que se atenua com confiança, persistência e muito trabalho, assume estar a ser muito feliz nesta sua jornada.

Mariana Pires é designer de moda e tem apenas 21 anos. Sempre sonhou em criar a sua própria marca e empresa, mas só depois de ter experiência profissional: no entanto, finalizado o mestrado em Design e Comunicação de Moda na Holanda, o emprego não apareceu e nasceu uma nova marca – Lipscani. Juntou-se assim ao negócio de família em 2012 e adicionou uma nova página na empresa de joalharia de autor da sua mãe, a designer de joias Gina Pires, com mais de 25 anos de experiência nesta área.

Portimão surgiu no horizonte de Gina Pires quando, em 2010, deixa a Roménia com o marido, de origem holandesa, em busca de um local com melhor qualidade de vida. Aqui começou a criar peças de joalharia exclusivas e abriu a primeira loja Lipscani.

Hoje, mãe e filha combinam o luxo da joalharia e filigrana com as cores das fachadas portuguesas, estampadas em malas e lenços, numa coleção marcada pela perspetiva criativa de duas gerações empreendedoras no feminino.

Inscrição prévia e gratuita

Como é habitual, a participação é totalmente grátis, embora seja necessária inscrição em http://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-beta-talk-marco-2014-10789673203, ficando o wine-break por conta de quem vem, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

Uma vez que as boas ideias merecem um brinde, o mesmo está desde já assegurado pelo apoio dos vitivinicultores locais Quinta do Morgado da Torre, Herdade dos Pimentéis e Quinta da Penina.

Esta Beta Talk conta com o apoio da ETIC- Algarve e a parceria media do “Sul Informação”, tendo ainda a colaboração da Universidade do Algarve através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, rádio universitária RUA FM, APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e ainda da Inesting, além da página Algarve Emprego ao nível da divulgação.

Recorde-se que Portimão integra a rede nacional de cidades associadas à Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação, entidade que neste mês de março também promove Beta Talks no Porto e no Funchal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *