Cultura, Palmela

Palmela assinala Dia Internacional de Monumentos e Sítios com passatempo fotográfico

A Câmara Municipal de Palmela associa-se, uma vez mais, às comemorações nacionais do Dia Internacional de Monumentos e Sítios e promove, entre 12 e 20 de abril, o passatempo fotográfico «Arrábida: lugar de Memória». Assim, e com o objetivo de otimizar o trabalho desenvolvido no âmbito da Candidatura da Arrábida, sensibilizando a comunidade local para a importância deste património e envolvendo-a no processo de candidatura, a autarquia convida os interessados a remeter para o Museu Municipal de Palmela fotografias que expressem o vínculo entre a sua memória e a Arrábida. As fotografias podem ser recentes ou selecionadas do álbum de família.

Para que a imagem tenha voz, cada fotografia deve contar com uma legenda que contenha a seguinte informação: local, data, nome das pessoas que constam na imagem e/ou breve descrição do local/paisagem, monumento ou pormenor a que se refere, autoria e descrição da memória a que está associada. Todas as fotografias remetidas serão disponibilizadas num álbum digital criado para o efeito e serão, igualmente, integradas no Banco de Imagens da Candidatura da Arrábida a Património da Humanidade.

O Vereador Luís Miguel Calha, responsável pela área cultural, sublinha o papel da Arrábida enquanto «património da região e do país com uma singularidade única do ponto de vista geológico, ecológico e cultural» e com «uma beleza inigualável que queremos preservar, valorizar e potenciar, cada vez mais, como fator de desenvolvimento». O passatempo fotográfico proposto pelo Município assume-se «como um convite à memória e aos afetos da nossa população para com a Arrábida, que desejamos que venha a ser considerada, muito em breve, Património da Humanidade  pela UNESCO».

Paralelamente a esta iniciativa, os três filmes produzidos no âmbito da candidatura – Arrábida Natural, Cultural e Imaterial – serão projetados, ininterruptamente, ao longo desta semana, no mini auditório do Castelo de Palmela (Praça de Armas).

O Dia Internacional de Monumentos e Sítios, comemorado a 18 de Abril, foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) em 1982, e aprovado pela UNESCO. Em Portugal, as comemorações são promovidas pelo IGESPAR e, este ano, prolongam-se entre 12 e 20 de abril, com atividades subordinadas ao tema «Lugares de Memória».

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *