Sociedade

Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoio à comunidade piscatória de Castelo de Neiva

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, um apoio financeiro de nove mil euros à Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva para fazer face às dificuldades económicas mais urgentes.

A proposta refere que Viana do Castelo tem grande tradição na arte da pesca e que, em Castelo de Neiva, são cerca de sessenta as embarcações que se dedicam à pesca. Com o rigor do inverno, estima-se que os prejuízos ultrapassem já os seiscentos mil euros, causados pela destruição das artes de pescas e pela impossibilidade de ir ao mar.

Por isso, e atendendo às dificuldades económicas de algumas famílias, a Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva tem sido a entidade que se tem organizado na defesa dos interesses da comunidade piscatória, pelo que a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou um apoio de nove mil euros, a entregar mensalmente, para que a associação possa acudir às situações mais complicadas.

Recorde-se o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, reuniu há duas semanas com os membros da Associação de Armadores de Pesca de Castelo de Neiva para fazer um ponto de situação das obras do portinho da Pedra Alta e aferir da difícil situação económica dos pescadores locais pela ausência de ida ao mar devido ao estado alterado do mar durante o Inverno. Na reunião, o autarca comprometeu-se a fazer um reforço junto da Ministra da Agricultura para que seja acionado o fundo de compensação salarial e ainda apoios aos armadores para as artes de pesca perdidas em alto mar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *