Óbidos, Turismo

Festival de Chocolate de Óbidos inspirado no jardim zoológico

cartaz_castingA XII edição do Festival Internacional de Chocolate, que decorre de 14 de março a 6 de abril (sextas, sábados e domingos) é inspirada no Jardim Zoológico de Lisboa, que comemora 130 anos. O Zoo de Lisboa é um dos locais mágicos do imaginário de todos os portugueses. Tal como Óbidos é um local de encontro de famílias. Esta associação entre Óbidos e o Jardim Zoológico de Lisboa permitirá apresentar no Festival Internacional de Chocolate um conjunto de esculturas únicas, que, mais uma vez, irão surpreender o público.

Esta edição pretende ser a viragem no Festival Internacional de Chocolate para o maior envolvimento da comunidade local, à semelhança do que aconteceu no Óbidos Vila Natal. A organização pretende também descentralizar algumas atividades, nomeadamente com programação noutras localidades do Concelho de Óbidos.

No que respeita a conteúdos específicos do Festival, esta edição procura, acima de tudo, apresentar produtos de chocolate diferentes e apostar naquilo que de mais artesanal existe em Portugal e no estrangeiro. Ainda nesta vertente, a organização proporciona, pela primeira vez, um workshop de bombons em que os participantes irão aprender a fazer os seus próprios bombons.

Haverá também uma componente de produtos não alimentares, que vão desde produtos de cosmética, até aos utensílios para trabalhar o chocolate. Este Festival aposta também numa programação cultural diversificada, oferecendo espetáculos de grande qualidade. Pela primeira vez, e umas das grandes novidades, é a realização de três Passagens de Modelos com Chocolate, sendo que duas terão lugar na Cerca do Castelo e, a última, na Praça de Santa Maria.

Apesar do evento se centrar na Cerca do Castelo, existirá na Galeria da Casa do Pelourinho uma exposição de cake design, assim como toda a Vila se “veste” de chocolate por esta ocasião, com uma grande adesão por parte do comércio e restauração.

As esculturas estão a ser concebidas há vários meses no Centro Profissional para o Setor Alimentar na Pontinha, sob a coordenação dos chefs Vítor Nunes e Manuel Gomes. Este ano haverá fantásticas esculturas, com vários animais, nomeadamente elefante, girafa, hipopótamo, pinguim, répteis, golfinhos, urso, leopardo, entre outros animais do zoo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *