Mangualde, Turismo

«(De)Gostar Mangualde» apresenta Rojões com morcela à Beirão

Foto principalCom o objetivo de promover a gastronomia, os paladares, os sabores e as marcas da região, Mangualde continua a promover a campanha «(De)Gostar Mangualde» que apresenta mensalmente um produto do concelho. Neste mês de março a iguaria a divulgar são os rojões com morcela à beirão, do Restaurante Gestur.

 

Restaurante Gestur

Rojões com morcela à Beirão

Feitos de carne de porco malhado, o tradicional nas aldeias beirãs, os rojões eram quase sempre cozinhados no Inverno, pois era nessa altura que se matava o porco e que se metia depois na salgadeira para consumo da casa o ano inteiro. No dia seguinte à matança do porco, o dia da desmancha, eram e são ainda feitos os famosos rojões com partes da barriga da pá e do presunto do falecido. Eram então confecionados na frigideira e oferecidos a todos os que ajudaram na matança e desmancha do porco, bem como na preparação dos enchidos, acompanhados com batatas à racha, grelos de nabo, morcela, chouriço e farinheira, completando o repasto beirão. Regados com bom Vinho do Dão, e terminado com arroz doce feitos de ovos de galinha pedrês de duas gemas, a satisfação dos convivas, e a sua, é garantida.

 

O Restaurante Gestur, propriedade de Fernando Ferreira Campos, situa-se na Av. Montes Hermínios nº 136, em Cubos, Mangualde. Os contactos são os telefones 232 622 325 e 964 076 557 e o email restaurantegestureventos@gmail.com.

 

O primeiro produto a ser divulgado foi o «esticadinho» da Espiga Dourada, em março, seguiu-se o Hotel Rural Mira Serra e o «Bacalhau à Aires» em abril, a Adega Cooperativa de Mangualde, CRL em maio, o Restaurante Moderno com a sua Massa de Galo de Cabidela e Sopa de Peixe em junho, a Pastelaria do Patronato com o seu Pastel de feijão em julho, o Hotel Cruz da Mata em agosto, o mel – «A abelha azul» de Harald Hafner em setembro, o “Cozido à Moda do Beirão” do Restaurante “O Valério”, no mês de outubro e o vinho da Quinta dos Roques, em novembro. No arranque de 2014, no mês de janeiro, foi a vez do Queijo da Serra da Queijaria do Basílio estar em destaque e no mês de fevereiro a Broa Típica da Beira Alta – «Receitas dos nossos avós», da Pastelaria Cinderela.

 

Ao longo dos próximos meses serão vários os sectores e produtos a divulgar, desde a pastelaria, o mel, o vinho, o queijo e os diversos restaurantes da região.

 

A Câmara Municipal de Mangualde convidou várias marcas a participar nesta campanha, aquelas que se inscreveram serão divulgadas no âmbito do «(De)Gostar Mangualde». A divulgação de cada marca/produto será efetuada através de cartazes, postais, marcadores de livro, imagem no Led da Câmara, banner e informação no site da autarquia e do Turismo de Mangualde.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *