Educação, Óbidos

Projeto “NÓS” de Rui Aleixo junta comunidade escolar de Óbidos

Cartaz NósVai estar patente de 1 a 30 de março, na Galeria novaOgiva, o projeto “NÓS”, de Rui Aleixo. Trata-se de uma exposição sobre Óbidos, que o artista está a desenvolver, juntamente com a comunidade escolar.

 

Rui Aleixo desenhou um enunciado que levou aos professores, educadores e animadores de Óbidos, convidando-os a virem com os seus alunos até à vila, e elegerem algo que os desperte sobre a peça, trabalhando-a artisticamente. Estão envolvidos nesta iniciativa, desde setembro de 2013, alunos dos jardins-de-infância, 1º, 2º e 3º ciclos, com cerca de 150 trabalhos.

 

Um projeto criado de raiz para Óbidos, em Óbidos e com Óbidos, no qual o artista quer tratar exclusivamente temas e materiais que tenham a ver com a zona Oeste em geral, com a vila e os seus habitantes em particular. Constitui-se como a primeira residência artística com residência em Óbidos e com um trabalho de “campo” nas escolas.

 

Não se trata de um mero trabalho de apresentação do artista, mas sim um trabalho que envolve a comunidade escolar, numa estratégia que visa integrar o desenvolvimento artístico no concelho com os artistas que, em Óbidos, desenvolvem e apresentam os seus projetos.

 

Tendo como meta promover a sensibilidade para as artes, o conhecimento, o fazer e, mais do que tudo, o “Olhar” e o “Pensar” através da estética e do desenvolvimento pessoal de cada jovem, como um Projeto Estruturante.

 

O artista estará em Óbidos até ao final do mês de março. A mostra pode ser visitada todos os dias (exceto terças-feiras) das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

Informações:

Rede de Museus e Galerias

Tel. 262 955 500 (ext.4210)

Correio eletrónico: ana.calcada@cm-obidos.pt

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *