Felgueiras, Sociedade

Dia da Mulher celebrado com conferência, exposição coletiva de pintura e literatura em Felgueiras

cartaz dia da mulherFelgueiras vai assinalar o Dia da Mulher com um programa a decorrer na Biblioteca Municipal em dois sábados consecutivos: 8 e 15 de Março.

O evento tem início no dia 8, pelas 15h00, no Auditório, com uma conferência, “A Mulher e a História”, proferida por Maria José Azevedo Santos (professora catedrática da Universidade de Coimbra), com a intervenção “Da Idade Média à Idade Moderna: as mulheres que sabiam ler e escrever”, e por Sara Marina Paiva (Museu do Calçado der S. João da Madeira), sobre “Os modos de vestir ao longo da História como forma de libertação da Mulher”.

Às 16h30 horas, será inaugurada, na Sala de Exposição, uma exposição de pintura coletiva intitulada, “Mulheres – Escravas e Deusas”, que conta com a participação de 19 artistas mulheres de todo o país, muitas com nomes consagrados na área artística.

Esta exposição resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal, o movimento cultural Tertúlias Itinerantes e o grupo denominado Artistas Reunidas para o Dia da Mulher. Estará patente até ao dia 29. A sessão terá um breve momento poético e musical, por Maria Manuel Rito.

Também no âmbito da mesma parceria, no dia 15 de março, pelas 16 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal, realizar-se-á a apresentação do livro “As Máscaras da Grande Deusa”, de Cristina Aguiar (investigadora e conhecida jornalista de O Jogo). Trata-se de um estudo esotérico sobre as deusas nórdicas e germânicas.

A iniciativa encerra com chave de ouro, através de um breve momento de animação poética e musical e a entrega de diplomas às 19 artistas participantes na Exposição coletiva.

Por ordem alfabética, são as seguintes as artistas participantes: Adriana Henriques (Vieira do Minho), Alba Simões (Lisboa), Ana Cristina Dias (Lisboa), Antónia Gomes (Porto), Beatriz Pacheco Pereira (Porto), Cidália Correia (Torres Vedras), Cláudia Santos (Lisboa), Cristina Troufa (Porto), Dulce de Macedo (Felgueiras), Fátima Ferreira (Porto), Fernanda das Neves (Lisboa), Helena Leão (Porto), Madalena Macedo (Barcelos), Mafalda Ayres (Felgueiras), Margarida Nunes (Coimbra), Maria Adélia Coelho (Coimbra), Piedade Pina (Coimbra), Sílvia Marieta (Entroncamento) e Silvina Violante (Guimarães).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *