Marinha Grande, Sociedade

Câmara da Marinha Grande assegura limpeza das praias

A Câmara Municipal da Marinha Grande já recolheu 279,46 toneladas de resíduos do areal das praias do concelho, no âmbito dos trabalhos de limpeza e remoção de escombros, devido aos estragos provocados pelo mau tempo e, sobretudo, pela agitação marítima.

Nas várias praias, a Câmara Municipal está a desenvolver todos os esforços para assegurar a reposição das situações anteriores. Para este efeito, afetou um conjunto significativo de meios humanos que procedem, em primeiro lugar, à seleção manual e retirada de todo o lixo (plástico e outros objetos) que o mar empurrou para a praia.

Deste modo, garante-se o seu adequado encaminhamento para a estação de valorização e tratamento de resíduos sólidos, evitando o depósito indiscriminado de detritos em aterro. A Câmara Municipal reconhece que esta metodologia é mais lenta, e, por isso, menos visível, mas é ambientalmente mais sustentável.

Os resíduos remanescentes, como madeiras e canas, são recolhidos com recurso a meios mecânicos, que posteriormente são transportados para a Central de Valorização Orgânica da Valorlis.

Dada a quantidade de materiais em causa, os serviços urbanos municipais estão a diligenciar a contratação de uma empresa, com vista ao reforço dos meios para a realização dos trabalhos de limpeza.

A Câmara Municipal sublinha que estas tarefas são da exclusiva responsabilidade do Estado, alocando para o efeito meios técnicos, humanos e financeiros que poderiam realizar outras atividades em benefício da comunidade.

Os trabalhos de limpeza do areal têm estado fortemente condicionados às condições meteorológicas e, principalmente, ao estado do mar que se mantém instável.

Entre os dias 3 e 24 de fevereiro de 2014, foram recolhidas as seguintes quantidades de resíduos nas praias do concelho:

Praia da Vieira

Resíduos para aterro | 214,46 toneladas

Resíduos para Centro de valorização orgânica | 34,06 toneladas

Praia Velha

Resíduos para aterro | 29,86 toneladas

São Pedro de Moel

Resíduos para aterro | 0,98 toneladas aterro

Resíduos para Centro de valorização orgânica | 0,10 toneladas

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *