Sociedade, Tomar

Sessão solene da Assembleia Municipal, aniversário dos Bombeiros e muita animação em Tomar

tiComemoram-se no próximo dia 1 de Março os 854 anos da fundação do Castelo Templário por D. Gualdim Pais. As cerimónias evocativas da data terão este ano algumas novidades com a recepção às entidades convidadas a ocorrer às 8h30 da manhã, no salão nobre do Palácio de D. Manuel, a que se seguirá o hastear das bandeiras às 8h45. Após a tradicional deposição de coroas de flores na estátua do fundador e o desfile das forças em parada, seguir-se à uma sessão solene da Assembleia Municipal.

Um dos pontos altos desta sessão, comemorativa da data, será uma homenagem do Município de Tomar ao Professor Doutor José-Augusto França. A sessão solene contará ainda com a intervenção dos diversos grupos políticos municipais, bem como com uma intervenção alusiva ao aniversário pelo Dr. José Medeiros.

Na manhã de dia 1 haverá ainda uma missa católica na igreja de S. João Baptista, ao meio-dia.

Livro e exposição a anteceder o dia

Mas as actividades comemorativas começam já, na quinta-feira, 27 de Fevereiro, com a apresentação, às 18 horas, na Casa da Comissão de Iniciativa e Turismo (na Av. Cândido Madureira), do livro “Maria de Lourdes de Mello e Castro – A pintura no feminino”, de Luís Saldanha. Uma importante abordagem sobre um dos nomes mais significativos das artes tomarenses no século XX.

Na sexta-feira, dia 28, será inaugurada pelas 16h00, na Biblioteca Municipal, a exposição “Tomar 854 anos: Uma viagem pela História”. Às 21h30, no Cine-Teatro Paraíso, haverá um concerto pela Banda da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

Muito desporto, cultura e animação

Regressando a sábado, 1 de Março, que é feriado municipal, começa logo pela manhã um conjunto de actividades desportivas e culturais, com o Campeonato Cidade Templária de Trampolins, no pavilhão Municipal Cidade de Tomar a partir das 9 horas.

Uma hora depois inicia-se a competição do Off the Road Terras Templárias, uma organização do Motor Clube de Tomar que inclui provas de motos , moto 4, jipes e BTT, neste último caso com uma homenagem ao Beto, figura carismática do ciclismo em Tomar, recentemente desaparecido.

À tarde, a partir das 14 horas, começam na zona desportiva, no Mouchão e ainda na Ponte da Vala, as actividades culturais e desportivas para a infância e juventude, que incluem prova de captação de jovens de pesca desportiva de rio (às 14h00, na Vala da Fábrica de Fiação), concerto da banda juvenil da Sociedade Nabantina (às 15h00), teatro pelo Espaço Zero (15h45) e ainda canoagem no rio (CCD/Grupo Desportivo da Nabância), basquetebol (Núcleo Sportinguista), ténis (Ténis Clube de Tomar), jogos tradicionais (CALMA), nautimodelismo (Pantanal Club), pinturas faciais e modelagem de balões (Projecto Sobre Rodas), insufláveis e circuito de psicomotricidade; torre de escalada (Exército Português) e actividades dinamizadas pelas associações juvenis.

Registo ainda para a leitura do Foral de 1160 de D. Gualdim Pais, que será efectuada pela Oficina de Teatro Canto Firme, seguida de concerto pela Orquestra de Sopros Canto Firme, no Cine-Teatro Paraíso, a partir das 18h00.

92 anos dos Bombeiros Municipais

A partir das 15h15 dar-se-á início à comemoração do aniversário dos Bombeiros Municipais de Tomar, no respectivo quartel, seguido de desfile pela cidade. O programa consta de receção às entidades convidadas, com honras em formatura, às 15h15, dando-se início, um quarto de hora depois, às cerimónias, que contarão com condecorações de assiduidade e mérito e promoção dos estagiários a bombeiros de 3.ª classe. Às 16h30 terão lugar as intervenções dos convidados de honra, a que se seguirá a bênção das novas viaturas ao serviço (VSAT e ambulâncias).

Finalmente, a partir das 18 horas, haverá desfile do corpo de bombeiros pela cidade.

Toda a gente a mexer no domingo

Finalmente, no domingo, dia 2 de Março, e como já é tradição, realiza-se a prova de atletismo 3 Léguas do Nabão, organizada pelo CALMA e dividida em diversos segmentos. Assim, a prova principal, 3 Léguas, tem início às 10h30, na Avenida Norton de Matos e consta de um percurso de 15 mil metros, destinado a atletas com mais de 20 anos, com carácter competitivo e classificativo.

A Dupla Légua tem partida também às 10h30, coincidente com as 3 Léguas, mas o seu percurso é de apenas 10 mil metros, destinando-se a atletas juniores, também com carácter competitivo.

Decorrerá ainda a Mini Légua, uma prova urbana, com partida do mesmo local às 10h32 e uma extensão de 1000 metros, para atletas de ambos os sexos nascidos entre 1999 e 2004 e sem carácter classificativo.

Além disso, a partir das 9h30 e num percurso de 10 mil metros, terá lugar uma caminhada, também com partida da Avenida Norton de Matos. Todas as provas terminam na Praça da República.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *