Sociedade, Tomar

Sessão solene da Assembleia Municipal de Tomar vai homenagear José-Augusto França

Comemoram-se no próximo dia 1 de Março os 854 anos da fundação do Castelo Templário por D. Gualdim Pais. As cerimónias evocativas da data terão este ano algumas novidades com a recepção às entidades convidadas a ocorrer às 8h30 da manhã, no salão nobre do Palácio de D. Manuel, a que se seguirá o hastear das bandeiras às 8h45. Após a tradicional deposição de coroas de flores na estátua do fundador e o desfile das forças em parada, seguir-se à uma sessão solene da Assembleia Municipal.

Um dos pontos altos desta sessão, comemorativa da data, será uma homenagem do Município de Tomar ao Professor Doutor José-Augusto França. Nascido na cidade do Nabão a 16 de Novembro de 1922, o escritor, ensaísta e crítico de arte é professor catedrático, desde 1974, da Universidade Nova de Lisboa, onde fundou e dirigiu o Departamento de História de Arte, tendo-se jubilado em 1992. Em 2004 doou a Tomar parte da sua colecção, constituída por pinturas, esculturas, desenhos e fotografias, de 1932 à actualidade, e graças à qual foi criado o Núcleo de Arte Contemporânea.

A sessão solene contará ainda com a intervenção dos diversos grupos políticos municipais, bem como com uma intervenção alusiva ao aniversário pelo Dr. José Medeiros. Autor de diversas obras sobre os Templários e sobre a Ordem de Cristo, José Medeiros tem sido responsável por diversas visitas guiadas e outras acções relacionadas com a interpretação da simbólica deixada por aquelas congregações. Espera-se da sua intervenção um contributo para uma nova leitura sobre o significado do início da construção do Castelo Templário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *