Desporto, Oliveira de Azeméis

Programa desportivo completa 10 anos ao serviço dos seniores em Oliveira de Azeméis

DSC06504Os 10 anos do programa desportivo «Viver Melhor» foram assinalados com uma masterclass sénior que decorreu no pavilhão municipal António Costeira.
«Praticar atividade física é o instrumento mais barato de saúde pública», afirmou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis diante de uma plateia repleta de desportistas com mais de 60 anos de idade.
Para Hermínio Loureiro, «os seniores que frequentam o programa ‘Viver Melhor’ são um exemplo de juventude e de cidadania».
«Gostaria de acabar o ano de 2014 com mais de um milhar de seniores inscritos no projeto desportivo» adiantou o autarca.
Implementado em 2004, o programa é assegurado por um técnico da autarquia que todos os dias da semana se desloca, entre as 09h00 e as 17h45, às instituições ministrando atividades físicas aos idosos.
«Quando demos início ao projeto, em 2004, tínhamos 18 turmas inscritas, atualmente participam 33 turmas das 19 freguesias», avançou a vereadora da ação social.
De acordo com Gracinda Leal, «a prática do exercício físico é fundamental em todas as idades, por isso verificamos que a aposta do município neste projeto valeu bem a pena».
A iniciativa, promovida pela Câmara de Oliveira de Azeméis, envolve a participação de aproximadamente um milhar de idosos tendo como objetivo ampliar a qualidade de vida da população com mais de 60 anos através da prática desportiva.
O projeto, alargado às 19 freguesias do município, pretende melhorar as qualidades físicas básicas e coordenativas ao contribuir para a criação de hábitos desportivos e ocupação do tempo livre.
A implementação do projeto ganhou nota positiva pelo facto de ajudar a reforçar laços sociais e a aumentar a resistência muscular e esquelética contribuindo para um envelhecimento mais saudável e ativo da população sénior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *