Cultura, Matosinhos

Exposição ‘de propósito – MARIA KEIL, obra artística’ em Matosinhos

A exposição “de propósito – Maria Keil, obra artística” inaugura no próximo dia 22 fevereiro, na Galeria Nave, no edifício da Câmara Municipal de Matosinhos, pelas 16 horas.

Numa parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Museu da Presidência da República, esta iniciativa dá continuidade à programação cultural de excelência que a Autarquia tem vindo a oferecer à comunidade ao longo dos anos, e retoma a atividade expositiva da Galeria Nave.

Com base num recenseamento exaustivo da obra de Maria Keil, de oito décadas, esta mostra procura dar conta do percurso multifacetado da artista, que trilhou os caminhos da ilustração, do azulejo, do design gráfico, da pintura, do desenho, do mobiliário, da tapeçaria, da cenografia e dos figurinos. A qualidade, inovação e surpresa do seu trabalho conferem a Maria Keil um lugar indiscutível na História da Arte portuguesa do século XX.

“de propósito – Maria Keil, obra artística” é a apropriação de uma expressão utilizada pela artista, por ocasião do seu 80º aniversário: “Faço 80 anos, sim e é de propósito”. A ironia subjacente em grande parte dos seus trabalhos, a desconstrução, a diversidade de abordagens e de suportes e a fuga a categorizações espelham bem a personalidade de Maria Keil e a reivindicação da sua liberdade criativa.

Após Cascais e Viseu, é agora a vez de Matosinhos acolhera exposição ‘de propósito – Maria Keil, obra artística’, promovendo deste modo uma excelente oportunidade de contacto do público com a obra desta multifacetada artista, falecida em 2012.

‘de propósito – MARIA KEIL, obra artística’

De 22 de fevereiro a 19 de abril 2014

Galeria Nave – Câmara Municipal de Matosinhos

Segunda a sexta-feira: das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados: das 15h00 às 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *