Tomar, Turismo

Tomar é destino de eleição para os apreciadores de lampreia

Já se sabe: quando o caudal dos rios engrossa, os ciclóstomos deixam o mar e nadam contra a corrente para cumprir o seu destino: desovar nos rios do interior e perpetuar a espécie.

Para além de ser um desses momentos de grande intensidade que a natureza nos dá, é também uma grande alegria para os amantes da boa mesa – mais conhecidos pelo nome de lampreia, os ciclóstomos vão depois dar sabor a um prato de excelência. E o concelho de Tomar, sabem-no bem os apreciadores, é um dos principais destinos nesta época do ano, entre o final do Inverno e o princípio da Primavera.

É por isso que há já década e meia que o Município de Tomar, em parceria com os restaurantes aderentes, organiza a Mostra Gastronómica da Lampreia, que este ano se realiza aos sábados e domingos entre os dias 22 de Fevereiro e 9 de Março.

Ao todo, são doze restaurantes, a que se juntam onze pastelarias, a terem menus especiais de lampreia durante este período. A saber: Almourol (em Tancos), Baía, Bela Vista, Estalagem de Santa Iria, Ginginha, Infante, Marisqueira de Tomar e Nabão (todos na cidade), Convento do Leitão (no Casal dos Aromas), A Lúria (Portela de S. Pedro), Mister Grill (Venda Nova) e Picadeiro (Alvito). As doçarias (todas em Tomar) são Estrelas de Tomar, os três estabelecimentos da Padaria Rosa, os três estabelecimentos Pic-Nic, a Templária e os três estabelecimentos Tropical.

Entre os pitéus disponíveis, que abarcam todos os pratos da refeição, contam-se entradas de paté de lampreia com algas, paté de lampreia em cama de cogumelos e empadas de lampreia; sopas de peixe do rio e de lampreia; lampreia com arroz de cabidela, molhata de lampreia, lampreia à bordalesa, caldeirada de lampreia e lampreia com feijão.

Nos doces, há lampreias de ovos simples e com misto de fruta e ainda lampreia doce de massa verdadeira.

A Mostra da Lampreia é o evento inaugural do ciclo gastronómico anual, neste concelho, que continua com a mostra de doçaria De Tomar e dos Conventos a saudar a Primavera durante o mês de Abril, o consagrado Congresso da Sopa em 3 de Maio e o reconfortante Todos com o Feijão, o Feijão com Todos a marcar o Outono.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *