Felgueiras, Turismo

Promoção na Galiza: Felgueiras, um destino mais positivo!

15A Câmara Municipal de Felgueiras e a Associação Empresarial de Felgueiras em parceria com o Turismo do Porto e Norte, e integrando o seu stand, promoveram o turismo e as atividades económicas locais no “Xantar – Salón Internacional de Gastronomia e Turismo”, de 05 a 09 de fevereiro.

No dia de abertura, a comitiva oficial de Xantar foi recebida com um Verde D`honra de Felgueiras! O Restaurante Caffé Caffé proporcionou uma Aula Gastronómica dedicada ao Cabrito Assado – muito apreciado e elogiado pelos visitantes, profissionais do setor e jornalistas. No âmbito desta ação, foram também apresentados e degustados os vinhos Quinta da Lixa e Foral de Felgueiras, kiwi, e o pão-de-ló. O agente económico David-Distribuição de Vinhos, esteve presente para promoção e negócios dos vinhos “Foral de Felgueiras”.

No dia 08 de fevereiro, a Quinta de Maderne promoveu uma degustação comentada na Cata de Vinhos em harmonia com o pão-de-ló de Adélia Maias, com a crítica a tecer grandes elogios pela qualidade e inovação dos produtos. Neste dia, estiveram presentes no certame, o presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro, e a Vereadora das Atividades Empresariais e turísticas, Adelina Silva; o presidente da Assembleia Municipal, Rui Marinho, e o presidente da Associação Empresarial de Felgueiras, Nuno Fonseca.

Inácio Ribeiro, salientou a relevância estratégica das parcerias locais, e de Felgueiras com o Turismo do Porto e Norte, acrescentando que “é uma mais valia promover uma oferta integrada dos produtos de excelência de Felgueiras, numa grande feira de promoção do mercado interno alargado de proximidade”. Adelina Silva referiu que “esta ação promocional na Galiza visou promover e potenciar negócio para o turismo e para um tecido empresarial mais abrangente com base na parceria e na sinergia intersetorial”.

Felgueiras teve, todos os dias, mostra e degustação de pão-de-ló de Margaride, Vinhos, Kiwi, e Sumo de Uva (agricultura biodinâmica) numa ação (estruturada) de marketing em parceria com os seguintes agentes económicos do concelho: Sociedade Agrícola de Maderne S.A; David-Distribuição de Vinhos, Lda.; Quinta da Lixa – Sociedade Agrícola Lda; Terras de Felgueiras, Caves de Felgueiras CRL; Terraço da Vinha – Soc Agro- Vitícola; Quinta da Palmirinha; Fábrica do pão-de-ló de Margaride, pão-de-ló Mário Ribeiro, Pão de Ló Chá-Caffé, Pão de Ló António Lopes; pão-de-ló Adélia Maias. O calçado esteve representado com o apoio do artesão José Marinho, sendo o tamanho gigante do sapato um simbolismo da relevância da principal indústria de Felgueiras, com forte potencial sinérgico com o turismo.

De salientar entre o material de comunicação, um flyer promocional dos eventos enogastronómicos a realizar entre março e abril de 2014: Sabores In, Fim-de-semana Gastronómico, e Festival do Pão de Ló, e um vídeo vocacionado para a promoção de gastronomia e vinhos, que ficará disponível na promotora virtual da rede de Lojas Interativas de Turismo.

De registar que nesta edição, o Xantar recebeu mais de 20.000 visitantes, serviu mais de 17.000 refeições vendidas, teve 130 atividades com uma média de duas por hora dirigidas ao público e a 6 000 profissionais do setor.

O Turismo do Porto e Norte foi distinguido com o Prémio Internacionalização – Melhor Ação de Promoção Turística no Xantar 2014.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *