Sociedade

IAPMEI distingue 11 empresas do concelho da Marinha Grande

O concelho da Marinha Grande viu serem distinguidas 11 empresas com o galardão PME Excelência 2013, pelo IAPMEI, no passado dia 6 de fevereiro, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Economia e pelo Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, congratula-se com esta distinção lembrando que “o nosso concelho é um território pleno de potencialidades, que fomenta o desenvolvimento económico”.

É com reconhecimento que observa “o dinamismo e empreendedorismo que tanto caracteriza os empresários da região, nomeadamente, os que têm empresas na Marinha Grande”.

Os desafios estratégicos “assentam no reforço da competitividade através da aposta na exportação, que tem valido a setores como os moldes e plásticos uma posição de excelência e vanguarda, em particular nas áreas da tecnologia e do empreendedorismo”.

Paulo Vicente felicita as 11 empresas distinguidas pelo IAPMEI com o galardão PME Excelência 2013 e agradece o contributo que dão, a par de todas as outras empresas sedeadas no concelho, para o desenvolvimento económico da Marinha Grande.

De acordo com os dados divulgados pelo IAPMEI, as empresas distinguidas com o prémio PME Excelência 2013 foram as seguintes:

Acogi – Acessórios e Componentes para a Indústria, Lda. Fabricação de moldes metálicos – Indústria.

Böllinghaus Portugal – Aços Especiais, S.A. Siderurgia e fabricação de ferro-ligas – Indústria.

Carfi – Fábrica de Plásticos e Moldes, S.A. Fabricação de outros artigos de plástico, n.e. – Indústria

Cozinhas Micra, S.A. Fabricação de mobiliário de cozinha – Indústria.

Ecocil, Unipessoal Lda. Comércio por grosso de desperdícios de materiais, n.e. – Comércio.

Emmad – Embalagens de Madeiras, Lda. Fabricação de embalagens de madeira – Indústria.

Enpromoulds – Moulds Enginnering & Production Engenharia e Fabricação de Moldes Metálicos, Lda. Fabricação de moldes metálicos – Indústria.

Hidromarinha – Comércio de Peças e Acessórios Industriais, Lda. Comércio a retalho de outros produtos novos, em estabelecimentos especializados, n.e. – Comércio.

Intermolde – Moldes Vidreiros Internacionais, Lda. Fabricação de moldes metálicos – Indústria.

Plácido Roque – Indústria de Moldes e Máquinas, Lda. Fabricação de moldes metálicos – Indústria.

Plimat – Plásticos Industriais Matos, S.A. Fabricação de outros artigos de plástico, n.e. – Indústria.

Empresas PME Excelência empregam mais de 43 mil pessoas no País

No total nacional, o IAPMEI distinguiu 1100 empresas com o PME Excelência 2013, que se insere num programa de qualificação de empresas, que visa conferir notoriedade e otimizar condições de financiamento e de reforço competitivo ao segmento das PME Líder, empresas com perfis de risco superiores, que pelas suas estratégias de crescimento constituem alavancas importantes do desenvolvimento económico do País.

Os dados divulgados pelo IAPMEI dão conta que, “em termos setoriais, a Indústria, com 427 empresas (38,8%), e o Comércio, com 278 empresas (25,3%), são as atividades mais representadas no grupo das PME Excelência 2013, ocupando 64% do universo total de empresas distinguidas”.

“O Turismo e os Serviços, cada um representando 14% das empresas, os Transportes, com 3,9%, e a Construção, com 3,7%, são a seguir as atividades mais representativas no conjunto das PME Excelência”.

Em termos de localização, “os distritos do Porto e Lisboa, seguidos de Aveiro, Braga e Leiria, com respetivamente 202, 184, 156, 144 e 93 empresas, são os que reúnem a maior concentração das PME Excelência 2013”.

As PME Excelência 2013 são responsáveis por mais de 43 mil postos de trabalho direto e geraram um volume de negócios superior a 5,8 mil milhões de euros em 2012, que representou um crescimento médio de 9%, face ao exercício anterior.

O contributo destas empresas para as exportações foi de 1,7 mil milhões de euros em 2012, valor que representou um crescimento de 27% relativamente ao ano anterior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *