Cultura, Montijo

Montijo recebeu apresentação do livro “Jogar Futebol com as Palavras”

capa jogar futebol com palavrasDepois do lançamento em Lisboa, em novembro de 2013, foi a vez do Montijo receber a apresentação do livro Jogar Futebol com as Palavras – Imagens Metafóricas no Jornal A Bola” de Maria Clotilde de Almeida, Bibiana de Sousa, Paula Órfão e Silvia Teixeira, no passado dia 7 de fevereiro, no auditório da Galeria Municipal.

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou a sessão, salientado se de facto o livro “permite compreender melhor a linguagem, a metáfora e o jornalismo, então estão de parabéns as autoras por acrescentarem valor à investigação, nomeadamente à análise textual”.

Para Nuno Canta “se é mesmo possível jogar futebol com as palavras, como sugere o título desta obra, o que nos falta, afinal, é difundir a palavra, a literatura e o livro para que seja possível jogar com o conhecimento, a imaginação e a cultura”.

Eduardo Cintra Torres, crítico de televisão, apresentou a obra, considerando que “a palavra é uma dimensão essencial do futebol e, por isso, também há que estudá-la para entendermos o jogo”.

O livro “é importante porque resgata de um silêncio paradoxal as palavras sobre futebol e porque a metáfora é crucial na comunicação e na construção do pensamento”, acrescentou.

Maria Clotilde de Almeida, uma das autoras, explicou que o livro “desce à arqueologia das nossas mais profundas convicções, crenças e tradições e mantém-nas vivas, cruzando-as com o futebol e com a notícia”.

Com este livro, as autoras apresentam um trabalho científico e sistemático de muitos anos que permite compreender melhor a linguagem e o jornalismo. É uma obra que demonstra a aplicação da linguística na vida real, naquilo que nos rodeia, nomeadamente na linguagem noticiosa do Jornal A Bola.

“Jogar Futebol com as Palavras – Imagens Metafóricas no Jornal A Bola” tem a chancela da Colibri, editora responsável pela Coleção Estudos Locais da Câmara Municipal do Montijo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *