Cultura, Nisa, Sociedade

Câmara de Nisa promove animação de idosos nos Lares e Centros de Dia

image003A Câmara Municipal de Nisa promove durante o mês de fevereiro o projeto “Leituras e Memórias” dedicado aos idosos utentes dos lares e centros de dia das várias localidades do concelho.

A Biblioteca Municipal programou a visita de animadores aos  lares e centros de dia levando uma caixa com livros que ficam durante um mês à disposição dos idosos, e dos técnicos e funcionários das instituições de solidariedade social. Nas sessões ocorrem leituras em voz alta, conversas, reavivamento da memória, dramatizações de histórias, mostra de fotografias e objetos antigos, registo de testemunhos orais e recolhas das tradições populares, de usos, costumes e  vivências.

Com o projeto “Leituras e Memórias “ procura-se proporcionar aos idosos  momentos de convívio, lazer e quebra de isolamento. Procura-se incentivar a leitura lúdica, de forma autónoma ou acompanhada e simultaneamente reavivar outras formas de apreensão cognitiva, bem como recordar textos da oralidade e aspetos da cultura que passam de geração em geração.

Entre os dias 11 e 20 de Fevereiro, os animadores da Biblioteca Municipal dinamizarão sessões nos  Centros Sociais de Santana ( Monte do Arneiro), de  São Matias ( Monte Claro) e de Tolosa e nas Santas Casas da Misericórdia de Montalvão, de Nisa,  de Arês, de Amieira do Tejo e de Alpalhão. Para estas sessões foi escolhido o tema “ Namoros e Casamentos” como ponto de partida para o convívio e as conversas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *