Cultura, Évora

Exposição dedicada ao Conto Tradicional no Convento dos Remédios em Évora

Cartaz_Contos_Tradicional“O Conto Tradicional – Memória, Identidade e Partilha” é o título da exposição que a Câmara Municipal de Évora inaugura no próximo dia 13 de fevereiro, quinta-feira, às 18:00, no Convento dos Remédios (Av. de S. Sebastião).

Esta exposição, que surgiu com o objetivo de fazer preservar a memória e a identidade dos contos tradicionais, e promover a sua partilha, é composta por uma mostra bibliográfica de Contos Tradicionais, que integra edições de obras de clássicos portugueses e estrangeiros, publicadas entre o fim do século XIX e o fim do século XX. Apresenta trabalhos de ilustração de contos tradicionais pelos artistas plásticos António Couvinha (Évora), Leonor Serpa Branco (Évora), Andreia Rechena (Idanha-a-Nova) e Manuel Passinhas da Palma (Mértola), num total de 40 ilustrações, nos quais foi utilizada técnica mista, guache e tinta-da-china. A exposição conta ainda com um retábulo de marionetas, com o cenário e as personagens da história d’ “Coelho e da Formiga”, do Era uma Vez – Teatro de Marionetas. Para complementar esta exposição foi elaborado um programa de animação, composto por tertúlias, cinema, rodas de contos, música, marionetas, workshops e teatro.

A exposição constitui-se como o primeiro projeto e passo para o desenvolvimento do Centro de Recursos da Tradição Oral e do Património Imaterial do Concelho de Évora, instalado no Convento dos Remédios, e que nasceu do projeto europeu Oralidades, terminado oficialmente em 2013, no qual participaram 7 Municípios europeus: Évora, Idanha-Nova, Mértola, Ourense (Galiza/Espanha), Ravenna (Itália), Birgu (Malta) e Sliven (Bulgária).

A entrada na exposição é livre, podendo ser visitada até ao dia 30 de Abril, no seguinte horário: de segunda a sexta-feira das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 e aos sábados das 14:00 às 18:00. Os workshops e os espetáculo de marionetas e teatro têm ingressos de 2,50€ para escolas e de 3€ público em geral.

Este projeto conta o apoio das seguintes entidades e associações: DGEstE-DSRAlentejo, DRCAlentejo, Era Uma Vez… Teatro de Marionetas, do Trulé–Investigação de Formas Animadas, FIKE-Festival Internacional de Curtas-Metragens, Ex-Quorum, Pim-Teatro, É Neste País, Eborae Musica, Círculos de Transformação, PédeXumbo, Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, Livraria Fonte de Letras e Zorra Produções Artísticas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *