Lousã, Turismo

Lousã: 2013 regista aumento da procura turística

Segundo dados obtidos através dos postos de informação turística, em 2013, o concelho registou um aumento de visitantes de 18% – comparativamente ao ano de 2012.

Este aumento verificou-se quer na procura por parte dos turistas nacionais, quer por parte dos estrangeiros que, cada vez mais, procuram a Lousã, sendo estes dados animadores e o reflexo do trabalho conjunto promovido pela autarquia e pelos diversos agentes.

O ano de 2013 ficou marcado por diversos momentos de animação, nomeadamente as Comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino – com destaque para o Ciclo de Concertos – e de promoção do território – a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, a participação e realização de programas de televisão, com destaque para a “Festa Nacional do Emigrante” emitida em direto da Lousã pela TVI e que teve uma audiência superior a 1 milhão de espectadores.

De destacar, também, os festivais gastronómicos (Chanfana, Cabrito e “Sabores de outono”), a Feira Anual de São João, o “Lousã Moda”, a Feira do Mel e da Castanha e o Festival de Gastronomia.

Também a abertura do Museu Álvaro Viana de Lemos, na zona histórica da vila, onde foi instalado um posto de informação turística, contribuiu para o reforço da atratividade do concelho, tendo o referido Museu e o Museu Lousã Henriques registado, no conjunto, cerca de 5 000 visitas.

A Autarquia, em parceria com os agentes, tem promovido diversos momentos de capacitação tendo como objetivo melhorar e diferenciar a oferta.

Para o Presidente da Câmara Municipal, Luís Antunes, “estes dados são animadores e são, também, o reflexo do esforço conjunto efetuado pela Autarquia e pelos agentes. A estratégia definida para reforçar a identidade concelhia e promover o Concelho são uma aposta estratégica que continuará a ser desenvolvida”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *