Porto de Mós, Sociedade

Porto de Mós faz levantamento sobre a população idosa

image002No âmbito da Rede Social do Município de Porto de Mós, (ver parceiros em anexo) houve necessidade de se realizar o diagnóstico da população idosa do concelho, nas suas diversas dimensões.
Assim, será realizado um questionário a todos os indivíduos com 65 ou mais anos. O questionário é aplicado de forma directa e na fase experimental, foi realizado por voluntários estudantes de enfermagem do IPL, pela enfermeira da Extensão de Saúde da Mendiga, pela Directora Técnica do Centro de Apoio Social da Serras de Aire e Candeeiros e pelas técnicas do Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Porto de Mós. As Juntas de Freguesia intervêm, também, neste processo como mediadoras, na medida em que são um meio de referência e confiança para os idosos participantes. A freguesia da Mendiga foi o projecto-piloto, o que permitiu reformular e melhorar alguns dos pontos do questionário.

Este estudo visa proporcionar uma avaliação rápida de diversos domínios da qualidade de vida da pessoa, que podem ter impacto na sua funcionalidade, saúde e bem-estar e será aplicado em todas as freguesias do concelho. Posteriormente, os dados serão inseridos numa base de dados específica, criada, também, por um voluntário, formado em engenharia electrónica e comunicações.

As diversas actividades já realizadas, como a ginástica sénior, nas freguesias do concelho, a comemoração do Mês do Idoso, a Sardinhada dos Avós, o Carnaval dos Idosos entre outras, têm como objectivo, promover a socialização, o convívio e o bem-estar, actuando, também, como medidas preventivas contra o isolamento, solidão ou risco.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *