Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Fevereiro “Mês dos Resíduos” no Centro de Interpreta​ção do Carvalho de Calvos na Póvoa de Lanhoso

Centro de Interpretacao coordena iniciativa 1A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, através do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, a segunda edição do “Mês dos Resíduos”, entre 3 e 28 de fevereiro.

 

O objetivo principal é sensibilizar para a importância da proteção do meio ambiente, em geral, e, em particular, sensibilizar para a política dos 4 R’s; dar a conhecer os diferentes tipos de ecopontos para deposição seletiva de resíduos sólidos, assim como ensinar e relembrar o que colocar e não colocar em cada um dos contentores do ecoponto; dar a compreender a recolha seletiva e a sua importância com base de recuperação posterior; suscitar a curiosidade e interesse pela temática; fomentar a utilização de técnicas “amigas” do ambiente (técnicas de reciclagem e reutilização de materiais); e utilizar métodos de ensino diferenciados, recorrendo ao lúdico como forma de motivação.

 

Desta forma,  entre os dias 3 e 28 de fevereiro, os estabelecimentos de ensino, as IPSS’s e a população em geral são convidados a descobrir/relembrar a importância da política dos 4 R´s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recuperar) assim como algumas dicas para pôr em prática essa política no dia-a-dia.

 

São diversas as propostas para sensibilizar a população, desde a distribuição de brochuras, à colocação de informação no portal da autarquia (aqui) até à realização de ateliês de reutilização e reciclagem e de sessões informativas sobre o tema.

 

O leque de atividades inicia-se com o ateliê de reutilização “Vamos fazer as máscaras de Carnaval”, que se realizará entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em que as pessoas participantes, desde crianças a seniores, são convidadas a elaborar as suas máscaras de carnaval através da reciclagem de papel e da reutilização de outros materiais como tecidos, botões, etc…

 

Já de 10 a 14 de fevereiro, a proposta é o ateliê “Vamos fazer sabonetes naturais”, que convida os participantes à elaboração de sabonetes através da reciclagem de óleos usados. Esta sugestão é direcionada para os utentes adultos das IPSS’s e de outras entidades interessadas em participar.

 

Durante todo o “Mês dos Resíduos”, existe a possibilidade de as pessoas participarem na atividade “Vamos Reduzir, Reciclar e Reutilizar”, que consiste numa sessão informativa sobre a política dos 4 R´s, assim como a sua importância no nosso dia-a-dia e, de seguida, poderão participar num ateliê de reciclagem/reutilização e numa atividade lúdica, que colocará à prova os conhecimentos relembrados/adquiridos ao longo da sessão.

 

A participação nestas atividades, a dinamizar no Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, é gratuita, mas é necessária uma inscrição e marcação prévias.

 

De acordo com a Braval, desde 2010 a recolha de resíduos para aterro passou de 6805,45 toneladas para 6418,06 toneladas em 2012, diminuindo em 38,74 toneladas a deposição em aterro. Segundo a mesma fonte, desde 2010 a recolha de resíduos recicláveis nos cerca de 140 ecopontos do concelho da Póvoa de Lanhoso passou de 730,2 toneladas para 889,36 toneladas em 2012, aumentando em 159,16 toneladas. Tendo em conta que os Censos 2011 documentaram uma diminuição da população residente no concelho entre 2001 e 2011, poder-se-á afirmar que os Povoenses estão cada vez mais sensibilizados para a temática dos resíduos, sendo por isso fundamental continuar com a política de educação ambiental.

 

Mais informações e inscrições:

Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos

Tel: 253 632 790

centro.ambiental@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *