Cultura, Póvoa de Lanhoso

Galeria do Theatro Club na Póvoa de Lanhoso acolhe mostra de pintura naïf

Exposicao de Jose Maria no TC 1Até ao dia 16 de fevereiro, a galeria de exposições do Theatro Club acolhe uma mostra de pintura naïf da autoria do artista povoense José Maria. A abertura aconteceu na passada sexta-feira, dia 31 de janeiro, e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, do Vereador da Cultura e do próprio autor, de entre outras.

 

Trata-se de mais uma oportunidade para apreciar o trabalho deste pintor do nosso concelho, que reúne no seu currículo diversos prémios. “É mais uma exposição naïf, este é um talento que o Zé Maria adquiriu, que Deus lhe deu, e nós apadrinhámos e estou aqui presente para testemunhar mais uma belíssima exposição dele, que, para mim, contém do melhor que ele tem pintado até hoje”, considerou Manuel Baptista. Para o autarca, trata-se também de apoiar os artistas locais. “Esta casa é de todos os Povoenses. É mais um pintor, mais um artista Povoense, cujo talento é reconhecido nesta sala nobre, que é o Theatro Club”.

 

Esta mostra reúne 21 quadros pintados entre 207 e 2013. O pintor naïf José Maria confessou que a sua inspiração provém dos trabalhos do campo, que bem conhece, como a apanha da azeitona ou a poda, que está a retratar num quadro que está a compor atualmente. “Esta é mais uma exposição de quadros muito bonitos e de quadros que fazem a imagem da minha vida, dos trabalhos da agricultura, daquilo que eu vejo e daquilo que sei, por que passei”, referiu o artista. Para José Maria, é também importante poder expor na galeria do Theatro Club.“É um prazer e gosto muito e também agradeço ao executivo da Câmara Municipal por me proporcionar esta exposição na minha terra”, salientou. O seu quadro favorito patente nesta exposição designa-se “Casa de Ouriz”, porque é a casa onde nasceu. De uma maneira geral, retrata com a sua arte o mundo rural. “Tenho outros quadros, mas gosto mais disso, porque quase faz uma coleção ligada à agricultura”.

 

Esta exposição pode ser apreciada, na galeria do Theatro Club, na Vila da Póvoa de Lanhoso, de terça-feira a domingo, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30; e aos fins-de-semana, entre as 15h00 e as 18h00. Até ao dia 4 de março, o espaço acolhe o X Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso todas as sextas-feiras e sábados, pelas 21h45.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *