Cultura, Nelas

Apresentação da rede de bibliotecas de Nelas

sem nomeTeve lugar, no passado dia 31 de janeiro 2014, na Biblioteca Municipal António Lobo Antunes, a apresentação do Portal da Rede de Bibliotecas de Nelas (RBN).

 

A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, Dr. Borges da Silva, dos representantes das Instituições parceiras: Biblioteca Municipal de Nelas, Agrupamento de Escolas de Nelas, Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, Fundação Lapa do Lobo, Centro de Formação Edufor, Associação Cultural e Desportiva de Vilar Seco e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim que assinaram um protocolo de adesão a esta rede colaborativa, bem como dos coordenadores interconcelhios, professores bibliotecários, técnicos da autarquia e responsáveis das instituições.

 

Tendo como principais objetivos a partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, esta Rede pretende dinamizar um conjunto de atividades orientadas para a construção de uma comunidade de aprendizagem, assumindo-se como um instrumento agregador de sinergias múltiplas, ao nível da motivação para a leitura, apoio ao currículo e literacia da informação.

 

Neste sentido, e perante uma sociedade que exige novas relações com o saber e, por consequência, novas competências, o Portal da Rede de Bibliotecas de Nelas vem contribuir para o reforço da formação cívica através da disponibilização de um Catálogo Colectivo que permite um rápido acesso aos fundos documentais existentes nas diversas bibliotecas do Concelho que integram a Rede. O Portal é, também, uma plataforma de divulgação actividades desenvolvidas pelos diversos parceiros da Rede e de e-serviços dirigidos à comunidade educativa e aos munícipes.

 

Efectivamente, este espaço digital vai de encontro à política do actual executivo camarário em potenciar as plataformas digitais nas organizações e na relação com o cidadão e consequente promoção de redes de conhecimento e novas tecnologias, instrumentos essenciais para formar munícipes mais activos e empenhados na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Pode consultar o Portal em: http://redebibnelas.cm-nelas.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *