Cultura, Óbidos, Turismo

Festival de Sopas e Encontro de Bandinhas em Gaeiras, Óbidos

FESTIVAL DE SOPAS & I ENCONTRO NACIONAL DE BANDINHAS - CARTAZ-1A associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) organiza, nos dias 22 e 23 de fevereiro, o I Festival de Sopas e, em simultâneo, o I Encontro Nacional de Bandinhas – Vila de Gaeiras. Um evento com o propósito de angariar fundos para aquisição de material ortopédico para as famílias mais necessitadas do concelho de Óbidos.

 

Segundo Ricardo Duque, presidente da JVG, “esta iniciativa, para além da sua componente gastronómica e cultural, contará ainda com um vínculo social muito forte, na medida em que os possíveis lucros angariados reverterão a favor da aquisição de material ortopédico – muletas, cadeiras de rodas, camas articuladas – que servirá de apoio às famílias necessitadas do nosso concelho”. “É nossa intenção contribuir de forma significativa para o reforço da rede de equipamentos ortopédicos que existe, sob articulação do Centro de Intervenção Social do Município de Óbidos, para que possa responder a todos os casos existentes”, sublinhou.

 

No primeiro dia do certame, sábado, 22 de fevereiro, as sopas irão ser confecionadas por diferentes associações de solidariedade social existentes no concelho. Durante toda a tarde/noite haverá animação concelhia desde orquestras, ranchos folclóricos, entre outros grupos musicais. Já no domingo, dia 23 de fevereiro, e inserido no Festival de Sopas, decorrerá o I Encontro Nacional de Bandinhas. “Acontece pela primeira vez em Gaeiras, onde iremos contar com bandinhas de música de várias regiões do País”, disse Ricardo Duque. “Neste dia, a preparação das sopas vai ser da responsabilidade de jovens cozinheiros/chefes de cozinha, residentes ou a exercer a sua profissão no concelho, assim como as escolas de formação, como é o caso da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste”, disse.

 

No local do evento, no pavilhão gimnodesportivo da Sociedade e Cultural Recreativa Gaeirense (SCRG), vai estar uma pequena mostra de artesanato e produtos regionais e, em complemento às sopas, petiscos, doçaria regional, entre outras iguarias.

 

A JVG está a realizar uma grande campanha de angariação de fundos junto de todas as empresas, estabelecimentos residenciais, hoteleiros, comerciais, particulares entre outros. Ricardo Duque reforça ainda, “o grande apoio logístico que tem sido disponibilizado quer pelo Município de Óbidos quer por todas as Juntas de Freguesia”.

 

Horário do evento: das 11h00 às 23h00. As entradas livres.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *