Cultura, Torres Vedras

Café com Filmes prossegue no Teatro-Cine de Torres Vedras

Comic Con 3O ciclo Café com Filmes, promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras em parceria com o Académico de Torres Vedras, no Teatro-Cine de Torres Vedras, vai prosseguir.

Os próximos filmes a serem exibidos no âmbito deste ciclo são os seguintes:

 

6/2 | 21h30 | Lacrau, de João Vladimiro (Portugal, 2013) | Sinopse: “Se o Lacrau e a víbora ouvisse não havia quem escapulisse”. A víbora é surda e o Lacrau não vê, assim é e assim será, tal como o campo é calmo e a cidade agitada e o ser humano impossível de satisfazer. Lacrau procura o regresso “à curva onde o homem se perdeu” numa viagem que parte da cidade em direção à natureza. A fuga do caos e do vazio emocional a que chamamos progresso; matéria sem espírito, sem vontade. A procura das sensações e relações mais antigas dos seres humanos. O espanto, o medo do desconhecido, a perda dos confortos básicos, a solidão, o encontro com o outro, o outro animal, o outro vegetal. Um mergulho à procura de uma conexão com o mundo. Onde partida e chegada são a mesma, mas eu não”. Este filme foi um dos vencedores no Indie Lisboa 2013 (na categoria de longa-metragem portuguesa). Após a exibição do filme haverá uma conversa com o realizador do mesmo.

 

 

20/2 | 21h30 | Comic Com: o Mundo da BD, de Morgan Spurlock (Canadá, 2011) | Sinopse: “A San Diego Comic-Con é a maior convenção de BD e cultura pop do mundo. Ano após ano, durante 4 dias, o evento é palco do encontro de milhares de pessoas, presentes ali pelos mais diversos motivos. Em Comic-Con: O Mundo da BD, Morgan Spurlock, realizador de Super Size Me, escolhe cuidadosamente os seus personagens, fanáticos por filmes, séries e BD, numa tentativa de demonstrar o que os move e qual é a importância da convenção no percurso de cada um deles. A produção é de Joss Whedon e do lendário Stan Lee, criador de Hulk, Homem-Aranha e tantos outros personagens…”.

 

 

13/3 | 21h30 | Abelhas e Homens, de Markus Himhoff (Suiça, 2013) | Sinopse: “De há três anos a esta parte as abelhas andam a morrer em todo o mundo. Embora as causas ainda continuem a ser um mistério, uma coisa é clara: está em causa algo mais do que a simples morte de uns quantos insetos e bem mais do que apenas uma questão de mel. Em busca de respostas, o filme embarca numa viagem para encontrar as pessoas cujas vidas dependem das abelhas: de um apicultor suíço que vive nos Alpes até aos gigantescos pomares de amendoeiras na Califórnia, passando por um investigador do cérebro das abelhas em Berlim, uma comerciante de pólen na China e as abelhas assassinas do deserto do Arizona. Todos referem o desaparecimento das abelhas. O filme fala-nos das suas vidas. E das nossas.”

 

 

27/3 | 21h30 | Viagem a Tóquio, de Yasujiro Ozu (Japão, 1953) | Sinopse:Tomy e Shukichi, um casal de idosos, viaja para Tóquio para visitar os filhos. Mas quando chegam, não são bem recebidos, face a uma barreira de indiferença e ingratidão. Uma das obras-primas de um dos maiores nomes da 7.ª Arte japonesa e mundial, Yasugiro Ozu. Viagem a Tóquio é considerado por muitos como um dos melhores filmes de todos os tempos”.

 

 

 

 

O ciclo Café com Filmes parte da tradição de Torres Vedras na área do cinema, nomeadamente de um passado cineclubista. É objetivo da iniciativa lançar e dinamizar um conjunto de atividades à volta do mundo do cinema e vídeo, sobretudo mediante a exibição de filmes que contribuam para a formação de olhares sobre o mundo e a sociedade, para a descodificação da linguagem e para a formação de novos públicos.

Para isso tem-se tentado neste ciclo inovar as formas de apresentação, diversificando os géneros, as origens, mas também sempre que possível, complementar as exibições com informação diversa como trailers, recortes de imprensa, conversas com realizadores e cartazes originais dos filmes.

O visionamento dos filmes deste ciclo é gratuito.

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *