Alcoutim, Educação

Autarquia alcouteneja apoia intercâmbio escolar com Blain

ebi alcoutimUm grupo de 23 alunos e 2 professores da região francesa de Blain visitará Alcoutim durante o mês de março, no âmbito do projeto de intercâmbio escolar entre o Agrupamento de Escolas de Alcoutim e o Collège Saint-Laurent de Blain, decorrente do acordo de geminação existente entre os dois municípios.

 

Recorde-se que Alcoutim e Blain, situado 35 quilómetros a norte de Nantes, estão geminados desde 25 de Abril de 2004, em resultado de um projeto da associação Odiana que geminou os municípios do Baixo Guadiana com três municípios de uma região francesa de características idênticas designada La Loire Atlantique. Blain, à semelhança de Alcoutim, é um município predominantemente rural, com um rico passado histórico assim como um forte património arquitetónico e tem como trunfo o canal Nantes-Brest que, à imagem do rio Guadiana, favorece o turismo fluvial.

 

Estreitar as relações entre as comunidades de Alcoutim e Blain, aprofundar os conhecimentos sobre a sociedade e cultura francesas, desenvolver capacidades linguísticas e comunicativas em língua francesa e em contexto real, assim como competências de cidadania, autonomia e promover o espírito crítico são, segundo o diretor do Agrupamento de Alcoutim, professor António Amorim, e a professora coordenadora do projeto, Cristina Crista, os objetivos pretendidos.

 

Procurando dar continuidade às relações de amizade e às trocas profícuas entre as duas comunidades, este intercâmbio escolar bienal, que vai já na sua 5º edição, “proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora de contacto com outra cultura e reforçar a sua identidade através da descoberta e do contraste com referências, hábitos e costumes diferentes”, referem ainda os docentes.

 

Para fomentar a ligação entre os jovens das duas comunidades, os alunos franceses serão recebidos por famílias de acolhimento. Entre 12 e 19 de Abril, durante as férias da Páscoa, será a vez de alunos e professores alcoutenejos serem recebidos em Blain. Esta iniciativa conta com o apoio financeiro da Autarquia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *