Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso quer ouvir o que população pretende para o concelho

PACOS CONCELHO PVLA Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso está a desafiar a população local a dar contributos para a elaboração de uma estratégia alargada e participada com vista ao desenvolvimento do nosso concelho. No dia 7 de fevereiro, realiza-se uma sessão para apresentação do processo de auscultação e, até 21 de fevereiro, são recolhidos os contributos.

 

Encontra-se em curso, no seio da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, a preparação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal do Ave, que tem como principal objetivo dotar esta organização supramunicipal de uma estratégia integrada, que potencie o seu desenvolvimento e afirmação, maximizando a sua capacidade de enquadrar e implementar projetos para o próximo ciclo de programação dos fundos comunitários, Quadro Estratégico Comum 2014 – 2020.

 

Tendo sido a autarquia povoense chamada para dar o seu contributo no âmbito da elaboração deste plano e sendo este documento de elevada responsabilidade pelas consequências que terá no desenvolvimento do nosso concelho, é fundamental que o mesmo resulte da mais profunda reflexão e envolvimento dos agentes locais representantes das mais diversas áreas.

 

O desenvolvimento de um trabalho desta natureza deve ser realizado em parceria, espelhando a opinião da sociedade civil, pois será esta, também, a principal destinatária e beneficiária dos resultados alcançados.

 

Apesar da autarquia dispor de total legitimidade para apresentar as suas sugestões, o executivo municipal entendeu que um documento que englobe a opinião de todos será certamente um documento mais democrático e de valor reforçado.

 

Neste enquadramento, a Câmara Municipal desafia todas as pessoas a título individual ou coletivo e todas as entidades e forças vivas locais a darem o seu contributo, no âmbito da sua área de intervenção ou mesmo do ponto de vista global, de modo a transmitirem a sua visão sobre o desenvolvimento que defendem para o nosso concelho.

 

Para melhor organizar este processo de auscultação, a autarquia criou um endereço eletrónico para onde poderão ser enviados os contributos (povoa2020@mun-planhoso.pt) e realizará, no próximo dia 7 de fevereiro, uma sessão pública (no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 21h00), com a presença do responsável da empresa a quem a CIM do Ave incumbiu de elaborar o Plano Estratégico, de forma a apresentar a visão do que se pretende, bem como os eixos nacionais e europeus já definidos.

 

Após esta sessão, serão aceites contributos nas duas semanas seguintes, ou seja, até ao dia 21 de fevereiro, sendo posteriormente apresentado o documento final que a Câmara Municipal fará chegar à CIM do Ave, com o objetivo de ser incorporado na estratégia global.

 

Apesar do executivo municipal ter a sua visão desta temática, que resulta essencialmente do seu compromisso eleitoral, entende ser fundamental esta auscultação pois será reforçada essa mesma visão com o acolhimento de novas propostas, envolvendo os Povoenses na definição do seu próprio futuro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *