Arouca, Sociedade

Autarquia de Arouca inicia ações de sensibilização e fiscalização à deposição do lixo

IMG_1424A Câmara Municipal de Arouca está a levar a cabo ações de sensibilização e de fiscalização, no sentido de fazer cumprir o Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos.

Numa primeira fase, os serviços de fiscalização da Câmara Municipal estão a proceder a ações de sensibilização nos locais sinalizados como locais críticos onde se encontra lixo depositado, fora do horário estabelecido ou fora dos contentores, tentando sensibilizar as pessoas para que procedam à deposição, apenas entre as 18h e as 20h, no caso da recolha de lixo porta a porta.

A partir do dia 03 de Fevereiro de 2014 os serviços de fiscalização da Autarquia passarão a levantar Autos de Contraordenação, a todos aqueles que não cumpram o referido Regulamento, designadamente depositem o lixo fora do horário de deposição ou fora dos contentores.

Nesta primeira fase, a fiscal responsável por esta ação, apenas numa tarde, encontrou na Vila de Arouca, em 6 locais distintos, lixo depositado na rua fora do horário de deposição. Na maioria das situações a colaboradora conseguiu identificar as pessoas que, desde logo, se mostraram recetivas a cumprir com o regulamento e a retirar os sacos do lixo da via pública.

O vereador Marcelo Pinho, responsável pelo pelouro do Ambiente e Urbanismo, referiu que: “As pessoas com quem temos falado ficam muito sensibilizadas com a ação que vem sendo desenvolvida pelos serviços da autarquia, têm colaborado e até pedido desculpa, tendo-se comprometido a mudar de hábitos, no sentido de passarem a colocar o lixo nos contentores e na rua, nos locais onde a recolha é feita porta a porta, apenas entre as 18h00 e as 20h00”.

Apesar dos serviços de recolha de resíduos, prestados pela empresa a quem foi adjudicada a recolha do lixo, após o respetivo concurso público, apresentarem algumas deficiências, a Câmara Municipal tem estado muito atenta, denunciando constantemente os incumprimentos, por parte daquela, estando já pedida uma reunião com a Administração da empresa para resolução, definitiva, das insuficiências ocorridas. De referir e conforme tem sido divulgado, que a Câmara Municipal de Arouca continua a proporcionar a recolha de resíduos em contentores e no sistema porta a porta. No que diz respeito aos contentores, a recolha é feita diariamente em alguns locais das freguesias de Arouca, Burgo e Santa Eulália, e duas vezes por semana nos restantes locais e freguesias do concelho.Quanto à recolha porta a porta, nas ruas centrais da vila, esta é feita todos os dias exceto domingos e feriados, devendo a deposição ser feita entre as 18:00 e as 20:00 do respetivo dia, hora a partir da qual os camiões fazem os percursos de recolha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *