Celorico de Basto, Cultura

“Vamos Cantar as janeiras” juntou milhares de pessoas no Gimnodesportivo de Celorico de Basto

_DSC1392Decorreu no dia 26 de janeiro, no pavilhão gimnodesportivo de Celorico de Basto o concurso de cantares “Vamos Cantar as Janeiras”, uma iniciativa que contou com a participação de 15 grupos e milhares de pessoas a assistir.

“É com grande alegria que hoje aqui nos encontramos numa festa feita pelas pessoas do nosso concelho que preservam as tradições. Uma festa em que o grande prémio é o convívio. Importa recordar que em 2020 faremos 500 anos da atribuição do foral por isso, é bom celebrar as tradições, usos e costumes que tão bem nos caracterizam,” referiu o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, antes da entrega dos prémios.

O autarca salientou ainda que muito em breve, no mês de março, Celorico de Basto voltará a estar em festa desta feita com a Festa Internacional da Camélias que terá o grande enfoque nos dias 21,22 e 23.

A XIV edição do concurso de cantares “Vamos cantar as Janeiras” contou com grande afluência de participantes e plateia proporcionando uma tarde animada a todos os presentes.

Em concurso esteve a ACR Ourilhe, o ACR Borba da Montanha, o Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo, os pioneiros de Britelo, a Ass. Pais e Encarregados de Educação da Escola da Mota, os Bons Costumes, o Grupo Coral de Borba da Montanha, a União de freguesias de Carvalho e Sta Tecla, o Grupo de jovens “Um olhar atento”, o Grupo Coral de Santa Maria de Canedo, o clubedemusica.com, os Unidos pela tradição, os Rouxinóis de Agilde, Caçarilhe & Amigos e o GCRNI de Gandarela.

O júri, um elemento de cada grupo participante, avaliou a execução musical, a originalidade da letra e da música, a apresentação em palco, com trajes típicos, e a adequação dos instrumentos à própria indumentária.

No fim do concurso foram entregues os prémios de participação seguindo-se a atribuição dos 5 primeiros lugares com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Mota a sagrar-se vencedora da XIV edição do concurso “Vamos Cantar as Janeiras”.

Importa destacar que para além dos grupos concorrentes o concurso foi ainda abrilhantado pelos “Amigos do Castelo” que abriram o concurso e pelo Grupo de Teatro Celoricense, GTC, que apresentou o monólogo “o engraxador” e animou todos os presentes no recinto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *