Ansião, Sociedade, Turismo

Feira dos Pinhões em Ansião

DSC_0101A Feira dos Pinhões de Ansião remonta pelo menos ao século XVII, quando era uma feira franca realizada anualmente a 24 de janeiro e em que era vendido esse fruto seco tão frequente nos pinhais da região. Mais recentemente, esta data foi alterada para o último sábado de janeiro. Em 2014, no entanto, a Feira dos Pinhões apresenta-se mais rica, mais vistosa e mais atrativa, para os milhares de visitantes que queremos presentear com o melhor de Ansião. Dois dias de tradição, cultura popular e diversidade etnográfica e gastronómica, com os pinhões como reis. Além disto, 40 produtores apresentam o que de melhor a região de Sicó tem para oferecer: vinho, doçaria, enchidos, ervas aromáticas, artesanato e o queijo Rabaçal, entre outros, prometem tornar estes dias numa mostra de alguns dos melhores sabores de Portugal.

O programa da Feira dos Pinhões inicia-se bem cedo no sábado dia 25, com animação pelas ruas a cargo de um grupo de gaiteiros. Mais tarde, sobe ao palco às 15h00 o Rancho Típico de Alvorge e, pelas 16h00, o grupo de música tradicional Tempodavó.

Nesta edição da Feira dos Pinhões, um destaque obrigatório é a transmissão em direto do programa Somos Portugal da TVi, na tarde de Domingo. Assim, a partir das 14h00, o melhor de Ansião vai ser mostrado a Portugal e ao Mundo, com reportagens, atuações e apontamentos que farão por certo valer a visita. Também durante a tarde, acontece um desfile Romano por todo o recinto da Feira, além de animação para os mais novos, com moldagem de balões e pinta faces.

Muitos e bons motivos para (re)descobrir Ansião e, naturalmente, contamos com a sua visita.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *